IFRN/ZL recebe a primeira aula do curso “Tecendo Práticas Pedagógicas”
Projeto do Campus Natal – Zona Leste entra em sua sétima edição e é voltado para professores que buscam promover uma educação inclusiva.
09 de maio de 2025Teve início nesta sexta-feira (9), no Campus Natal – Zona Leste do IFRN, mais uma edição do curso Tecendo Práticas Pedagógicas. A formação continuada é promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).
Voltado à educação inclusiva de pessoas com deficiência visual, o curso possui carga horária de 60 horas e é organizado em módulos temáticos.
De acordo com a professora Thalita Cunha Motta, toda a equipe do projeto decidiu incorporar uma novidade nesta edição: a formação por meio da educação a distância. “Estamos utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFRN/ZL para disponibilizar materiais didáticos e atividades”, afirmou.
“Além das aulas presenciais e oficinas práticas, os cursistas também terão acesso ao AVA, onde poderão reler os materiais, consultar referências bibliográficas e assistir a vídeos que complementam os encontros presenciais. Está sendo um início muito rico. Acreditamos que isso vai contribuir bastante para a qualidade da aprendizagem dos participantes”, explicou a docente.
O percurso formativo oferece subsídios teóricos e práticos para profissionais da educação que atuam diretamente com estudantes com deficiência visual. Entre os conteúdos abordados estão o sistema Braille, técnicas de audiodescrição e outros recursos pedagógicos adaptados.
Durante as aulas, os participantes — professores da rede pública de ensino básico — irão aprimorar suas competências, promovendo o acesso a uma educação de qualidade e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A professora Francisca Aline, que atua em escolas municipais de São Gonçalo do Amarante e Extremoz, destacou que sua experiência em dar aulas para alunos com deficiência começou após a realização de cursos de formação. “Trabalho na Sala de Recursos, onde atendo alunos com deficiência. Pela manhã, eles assistem às aulas regulares e, no contraturno, vão para a sala de recursos. Muitos apresentam deficiência visual. Por isso, quanto mais conhecimento buscamos, melhor atendemos essas crianças, possibilitando a eliminação das barreiras que enfrentam em sala de aula”, relatou.
Ela ainda ressaltou a importância de valorizar o progresso de seus alunos: “Aprendi a dar valor a cada avanço. Cada pequeno progresso já é uma felicidade para nós. Às vezes, trabalhamos o ano inteiro para conseguir uma única resposta. Com esses alunos, vemos avanços a cada dia”, completou.
Já a professora Aline Bertoldo, que atua como docente de Educação Física no CAP, busca aprimorar sua didática com os alunos com deficiência visual, especialmente aqueles que também fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Ainda não conheço muito bem os métodos de ensino inclusivos. Esse curso vai me ajudar na prática diária, que tem sido um grande desafio. Espero que, ao final, eu me sinta mais preparada e tenha uma nova perspectiva de trabalho, diferente da que aplico atualmente”, comentou.
A atividade é um projeto de extensão que resulta da parceria entre as duas instituições e oferece vagas para profissionais da rede estadual de ensino e também do IFRN. As aulas são presenciais e ocorrem quinzenalmente no prédio do Campus Avançado Natal – Zona Leste.
O curso é dividido em módulos com temas como Sistema Braille, Adaptação Tátil, Soroban, Orientação e Mobilidade, Informática Acessível e Audiodescrição. Essas ações promovem a troca de experiências e a produção de novos conhecimentos na área da educação especial, da inclusão de pessoas com deficiência visual e das tecnologias assistivas.