IFRN/ZL recebe Jornada Prática Profissional aos alunos do Projeto Alvorada
Durante dois dias, houve palestra sobre habilidades socioemocionais, acesso ao mercado profissional e empreendedorismo para egressos do sistema prisional.
15 de agosto de 2025
Entre os dias 13 e 14 de agosto, o Projeto Alvorada, organizado pelo Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) recebeu a Jornada Prática Profissional, que reuniu profissionais para falar sobre o empreendedorismo e mercado de trabalho. Durante estes dois dias, houve palestra sobre habilidades socioemocionais, acesso ao mercado profissional e empreendedorismo para egressos do sistema prisional.
Durante o primeiro dia, aconteceu a palestra “Habilidades Socioemocionais para o Mundo do Trabalho”, com a psicóloga Cynthia Araújo Mota, da reitoria do Instituto, que falou da importância da saúde mental para garantir equilíbrio emocional e não cometer erros ao se inserir no mercado de trabalho.
No segundo dia, a equipe do Escritório Social da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) falou do funcionamento do órgão e como este ajuda as pessoas egressas do sistema prisional para se inserir novamente no mercado de trabalho.
Ele funciona como um espaço de articulação entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil e o sistema de justiça, oferecendo serviços e encaminhamentos que ajudam a reconstruir trajetórias de vida, reduzir a reincidência criminal e promover cidadania.
No dia seguinte, para fechar a semana de palestras, houve a presença de Marcelo Elias Oliveira, proprietário do Ponto do Morango, que contou como construiu o seu negócio. Morador do bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, Marcelo começou seu negócio vendendo frutas nos semáforos no ano de 1998.
Com o aumento das demandas, Marcelo viu a oportunidade de comprar uma antiga banca de revista e transformar em seu ponto comercial. Hoje, o Ponto de Morango tem unidade em Morro Branco e Capim Macio. A formalização veio em 2014, com a abertura do primeiro CNPJ como microempreendedor individual, e em 2017 foi inaugurada a loja física, localizada atrás do IFRN, na avenida Ruy Barbosa.
Marcelo conta que não imaginava o crescimento que o negócio teria, mas sempre trabalhou com metas maiores. A mensagem que deixou foi objetiva: “Ter foco, não desistir e, sobretudo, querer, porque quem quer arruma meios, e quem não quer arruma só desculpas.”
O empresário também revelou que já contratou ex-detentos e defendeu a importância de se dar oportunidades a todos. Segundo ele, muitas vezes esses profissionais se dedicam mais do que quem nunca passou pelo sistema prisional. Para Marcelo, é essencial superar o preconceito e abrir portas para quem deseja recomeçar.
Recentemente, o Projeto Alvorada realizou a conclusão das atividades do segundo módulo do curso e deu continuidade ao seu processo formativo, que seguirá com novos conteúdos e práticas voltados à qualificação dos participantes para o mercado.
O Projeto Alvorada é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) promovido pelo Governo Federal e executado no nosso estado pelo IFRN. Voltado para egressos do sistema prisional, o programa busca oferecer formação em empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que possam contribuir para a inserção produtiva e para a autonomia financeira dos alunos.