IFRN Zona Leste abre seleção para cursistas do curso Vivenciando Saberes, Memórias e Ofícios da Capoeira

Formação presencial integra programa nacional de valorização dos saberes tradicionais afro-brasileiros e oferece bolsa para estudantes da rede pública.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Avançado Natal–Zona Leste, lançou chamada pública para a seleção de cursistas do curso Vivenciando Saberes, Memórias e Ofícios da Capoeira. A ação formativa presencial integra o eixo Saberes Tradicionais Afro-brasileiros e tem início previsto para janeiro de 2026.

O curso é aprovado pelo Edital nº 41/IFBA, do Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais, e conta com fomento externo por meio do Edital nº 02/2025 – PROEX/IFRN, em parceria com o Neabi do Campus Natal–Zona Leste e o Núcleo de Artes do Campus Natal–Central.

Formação e objetivos

Com carga horária total de 60 horas, a formação será realizada de forma presencial, no turno noturno, entre os meses de janeiro e abril de 2026, nas dependências do IFRN Campus Natal–Central. O objetivo do curso é promover a valorização e a transmissão dos saberes tradicionais afro-brasileiros por meio da Capoeira, fortalecendo a salvaguarda da Roda e do Ofício de Mestre, reconhecidos como patrimônio cultural imaterial.

Vagas e bolsa

Estão sendo ofertadas 25 vagas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas. Os(as) cursistas selecionados(as) receberão uma bolsa no valor total de R$ 600,00, paga em três parcelas mensais de R$ 200,00, ao longo do período do curso.

Público-alvo

O curso é destinado, preferencialmente, a estudantes:

  • regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio de escolas públicas estaduais ou municipais;
  • residentes ou vinculados a escolas localizadas no entorno do IFRN Campus Natal–Central;
  • com interesse em práticas culturais afro-brasileiras, especialmente a Capoeira.

Inscrições e seleção

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, no período de 16 a 17 de dezembro de 2025, disponível no endereço eletrônico: https://forms.gle/X9BxMR15hLN4bt5W9

Para participar, é necessário ter idade mínima de 14 anos, estar regularmente matriculado(a) em escola pública e demonstrar interesse pelas práticas culturais afro-brasileiras. A seleção será feita com base na análise das informações prestadas no formulário, considerando os critérios estabelecidos na chamada pública.

Como critério de priorização, serão considerados estudantes autodeclarados(as) negros(as) ou pertencentes a comunidades tradicionais, em consonância com as políticas de ações afirmativas e de valorização dos saberes tradicionais afro-brasileiros. Em caso de número de inscritos superior ao total de vagas, será formada lista de espera.

Resultado

O resultado da seleção será divulgado pelos canais institucionais do IFRN. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão confirmar interesse e comprometer-se com a frequência e participação nas atividades teóricas e práticas previstas para a certificação.

A participação no curso é gratuita e representa uma importante iniciativa de reconhecimento, preservação e difusão da Capoeira como patrimônio cultural e prática educativa, fortalecendo o diálogo entre a instituição e os saberes tradicionais afro-brasileiros. Acompanhe e confira o edital completo na página da chamada pública.