Integrantes do LAICA do IFRN/ZL competirão na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Mais de 120 equipes do Rio Grande do Norte (RN) participarão do evento, previsto para os dias 24 e 25 de agosto.

Entre os dias 24 e 25 de agosto, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pela sexta vez, vai receber a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A iniciativa, que contará com atividades nas quadras do Campus Natal – Central e terá a presença dos gestores da Instituição na cerimônia de abertura, visa promover o interesse e a excelência em Ciência, Tecnologia e Educação.

A etapa estadual conta com mais de 120 equipes inscritas, compostas por quatro estudantes cada, vindas de diversos locais do RN. O evento tem o apoio do IFRN e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nela, as equipes vão demonstrar suas habilidades em construção e programação de robôs.

Participação do IFRN/ZL no evento

Quatro times formados por integrantes do Laboratório de Pesquisa Allyson Amílcar Angelus (LAICA) do IFRN/ZL estarão competindo: Auror, Balm, Tiger e Renegados. O laboratório tem como propósito a pesquisa e extensão nas áreas de Robótica, Robótica Educacional, Veículos Autônomos Não Tripulados e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

A integrante da equipe Auror, Thábatha Morais, comenta: “Desde muito nova, gostava de robôs e sabia como as coisas funcionavam. Já competi na OBR antes. No ano passado, dois alunos da minha turma competiram e eu voltei a me interessar pela competição”.

Durante a competição, o público poderá acompanhar os participantes na criação de robôs para salvar vítimas em um ambiente de demolição simulada. Nos desafios, os robôs terão que enfrentar diversos obstáculos e, para superá-los, deverão usar criatividade, inovação e estratégia.

Confira as fotos dos times participantes:

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um evento científico que tem o objetivo de estimular estudantes brasileiros de 6 a 19 anos às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem no Brasil.

A OBR destina-se aos alunos do ensino fundamental, médio ou técnico de escolas públicas ou privadas. Trata-se de uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, e conta com duas modalidades: prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. O evento tem como premiações: certificados de Participação para todos os professores e estudantes diretamente ligados ao evento (registrados no sistema Olimpo); certificados de Premiação para os estudantes conforme o seu desempenho nas Modalidades Teórica e Prática; e medalhas de premiação para as modalidades prática e teórica conforme as normas de cada uma.