Introdução ao Soroban leva formação inclusiva a professores no Campus Natal–Zona Leste

A ação faz parte do curso presencial 7º Tecendo Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das Pessoas com Deficiência Visual (2025); primeira etapa prática aconteceu nesta sexta-feira (22) com professores do CAP-RN

Foto: Erick Allan

Nesta sexta-feira (22/08), o Auditório 1 do IFRN — Campus Avançado Zona Leste recebeu o primeiro encontro do Módulo 4 — Introdução ao Soroban, atividade que integra o curso presencial 7º Tecendo Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das Pessoas com Deficiência Visual (2025). A iniciativa, destinada a docentes das redes estadual e municipal do Rio Grande do Norte, teve como objetivo apresentar o uso do soroban como recurso pedagógico para a alfabetização matemática de estudantes com deficiência visual.

A formação, ministrada por Soraia Santos, Bruno Lima e Elger Nunes — professores do CAP RN (Centro de Apoio Pedagógico do Rio Grande do Norte) — trouxe, na manhã de hoje, uma introdução teórica e o início das práticas com o ábaco japonês adaptado. O curso tem carga horária total de 120 horas e o módulo que começou hoje será concluído no segundo encontro, marcado para 05 de setembro, no mesmo local. Bruno Lima e Elger Nunes, docentes com deficiência visual, estiveram à frente das atividades práticas da capacitação. “É muito importante que os professores que enxergam sem restrições possam compreender também a nossa perspectiva enquanto pessoas com deficiência. Isso contribui para que o ensino seja realizado com mais empatia e eficácia. Por isso, ações como esta são fundamentais para garantir uma educação acessível e de qualidade”, destacou Bruno durante a aula.

Soraia Santos explicou a proposta do encontro: “O nosso módulo de introdução ao Soroban é um momento em que os cursistas vão aprender a manusear e compreender como usar a ferramenta dentro da sala de aula, principalmente nas salas de recursos multifuncionais”. Ela ressaltou que a ação é voltada para professores de várias cidades do estado, especialmente aqueles que atendem alunos com deficiência visual ou que desejam ampliar práticas inclusivas em suas turmas.

Soraia também destacou as potencialidades do soroban: “O Soroban é uma ferramenta pedagógica reconhecida pelo Ministério da Educação; é um instrumento que facilita o aprendizado, permitindo que os alunos construam com mais agilidade operações matemáticas básicas e outras habilidades numéricas”. Sobre a continuidade do módulo, a professora lembrou que o primeiro encontro privilegiou a teoria e a iniciação prática, enquanto o segundo encontro será dedicado ao manuseio e à prática efetiva do soroban.

O curso Tecendo Práticas já chega à sétima edição e, segundo Soraia, mantém alta demanda: “Sempre com casa cheia, sempre com lista de espera — os professores precisam estar atualizados nas suas práticas pedagógicas e conhecer ferramentas que facilitem o processo de aprendizagem dos nossos alunos com deficiência”.

O encontro de hoje reafirma o compromisso do IFRN — Campus Natal–Zona Leste com a formação continuada de profissionais da educação e com práticas pedagógicas que promovam inclusão e acessibilidade. Para mais informações sobre as próximas etapas do curso e outras ações, acompanhe os canais oficiais do Campus.