Licenciatura em Matemática realiza palestra que conta histórias inspiradoras de cientistas da área

A intenção deste primeiro momento foi estimular os alunos do curso a conhecer trajetórias e histórias de desafios relacionadas à matemática.

Para comemorar o Dia Nacional da Matemática, o Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, através dos docentes do curso de Licenciatura em Matemática, promoveu na noite desta quarta-feira (6), um encontro online entre professores e alunos.

Os professores e alunos comentaram as suas vivências e histórias acerca da disciplina por meio de uma palestra ‘Histórias que Contam: Vidas Inspiradoras na Matemática.’ A intenção deste primeiro momento foi estimular os alunos do curso a conhecer trajetórias e histórias de desafios relacionadas à matemática. Sem contar que é uma forma de celebrar e estimular o ensino e o estudo dessa ciência de grande importância.

A palestra começou com a fala da Coordenadora do curso, Profª Drª. Sílvia Regina Pereira de Mendonça, que explicou o objetivo deste encontro. Em seguida, a tutora do curso, Alcione Maria de Azevedo Rocha, apresentou os outros membros do evento, como o Professor Thiago Pardo Severiano, a pedagoga Izabelle Cristina Martins da Silva e a tutora e apoio administrativo Míriam Síria Rodrigues de Souza.

O momento prosseguiu com Alcione discorrendo sobre a biografia de historiadoras que vivenciaram a matemática em suas vidas. Primeiro, abordou a história de Maryam Mirzakhani, matemática iraniana-americana e professora da Universidade Stanford, primeira mulher matemática a obter a Medalha Fields em 2014, prêmio mais importante da matemática.

Em seguida, falou sobre a vida da norte-americana Katherine Coleman Goble Johnson, que foi uma matemática, física e cientista espacial e que fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA.

Depois, o Professor Thiago Pardo Severiano falou sobre o Dia da Matemática, contando a história do matemático, professor, educador, pedagogo, conferencista, e escritor do modernismo brasileiro Júlio César de Melo e Sousa.

A criatividade dele para estimular o ensino da matemática de forma lúdica, desmitificando a ciência, adotou o pseudônimo de Malba Tahan e ficou famoso no Brasil e exterior por seus livros de recreação matemática.

A pedagoga Izabelle Cristina Martins da Silva complementou a fala do Professor Thiago Pardo discorrendo um pouco sobre a história do professor e destacando um novo olhar para a Matemática de curiosidade e de histórias cheias de desafios.

Para concluir a palestra, a coordenadora Sílvia Mendonça contou sobre sua emocionante vida de desafios com a matemática, conseguindo a atenção plena de todos os participantes ao revelar que foi a ciência que alavancou sua vida profissional com êxito através da sua persistência, determinação e entusiasmo pelos números.

Os palestrantes foram muito aplaudidos e conseguiram manter a atenção e presença dos que ouviam atentamente até o último minuto da apresentação.