Oficina de audiodescrição finaliza a quarta edição do Setembro Multicor
Organizado pelo NAPNE/ZL, o evento busca promover uma educação inclusiva na modalidade EaD.
19 de setembro de 2025
Na tarde desta quinta-feira (18), o Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) foi palco do segundo dia do Setembro Multicor. Na programação, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP/RN) ministrou a palestra/oficina sobre “A importância da audiodescrição na Educação”.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade utilizado principalmente em ambientes presenciais e virtuais que contam com a participação de pessoas com deficiência visual. Consiste no próprio indivíduo descrever brevemente sua aparência física, características marcantes, roupas, acessórios e, quando necessário, o contexto em que está inserido.
Essa prática procura possibilitar que pessoas cegas, ou com baixa visão, construam uma imagem mental de quem está falando ou participando de uma atividade. Além de promover a inclusão, fortalece a representatividade, amplia a compreensão do espaço coletivo e garante a equidade no acesso às informações visuais.
Durante o evento, a professora Soraia Shellyda destacou a importância da audiodescrição como ferramenta fundamental para garantir acessibilidade no processo educativo. Ela explicou que a prática consiste em “transformar imagens em palavras”, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso a informações que, de outra forma, seriam inacessíveis.
Segundo Soraia, a audiodescrição está presente não apenas no ambiente educacional, mas também no cultural e no cotidiano, ampliando a vivência de quem depende desse recurso. “É importante demais essas pessoas terem acesso a essas imagens”, enfatizou.
Vanessa Silveira, que também apresentou a palestra, compartilhou sua experiência, relatando como a audiodescrição impactou sua vida pessoal e acadêmica. Para ela, o recurso possibilita independência e contribui para um aprendizado mais completo.
“Como a gente não tem acesso à imagem, isso repercute até na nossa vivência e no processo de aprendizagem. Com a descrição, somos capazes de abstrair e refazer essa imagem na nossa mente e na imaginação, tornando nosso processo de aprendizagem mais completo”, afirmou.
Organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), o evento tem como objetivo promover uma educação inclusiva no Campus Natal – Zona Leste do IFRN. Para a coordenadora do NAPNE, Tatiana Gomes, “a quarta edição foi bastante positiva. A participação das pessoas, especialmente nos dois dias de programação, trouxe contribuições significativas para a inclusão”.
Essa inclusão, segundo a coordenadora, não deve se restringir apenas à sala de aula, mas também estar presente em outros projetos acadêmicos. “O encerramento com a interação e a discussão coletiva reforçou a relevância da programação e finalizou o ciclo de atividades de forma muito interessante”, complementou.
Esta não é a única iniciativa do CAP/RN em parceria com o IFRN/ZL. As instituições mantêm um trabalho conjunto por meio do curso “Tecendo Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência Visual”. Com carga horária de 120 horas e dividido em sete módulos, o projeto qualifica profissionais da educação da rede pública do Rio Grande do Norte que atuam com estudantes com deficiência visual.
Sobre o Setembro Multicor
O Setembro Multicor teve sua primeira edição em 2020, durante a pandemia, como uma resposta à necessidade de promover discussões sobre inclusão no contexto da educação a distância (EaD). A primeira edição, realizada virtualmente, teve grande alcance e contou com o apoio do Ministério da Educação. Em 2023, o evento ocorreu presencialmente, abordando a inclusão de pessoas com deficiência e saúde mental no contexto da EaD.
O evento tem como objetivo conscientizar sobre a inclusão social no Ensino a Distância (EaD). As atividades abordam três temas principais, representados por diferentes cores: amarelo para a saúde mental, verde para a inclusão social de pessoas com deficiência e azul para a conscientização sobre a cultura surda.
Em 2024, a atividade aconteceu simultaneamente com o Seminário Internacional de Educação a Distância (Semead).
Conheça o NAPNE
Institucionalizado no IFRN por meio da Portaria nº 1533/2012, o NAPNE existe para dar suporte aos estudantes que precisam de atenção individual no desenvolvimento dos seus estudos. No Campus Avançado Natal – Zona Leste, o núcleo está vinculado à Diretoria Acadêmica.