Oficina sobre “O Pequeno Príncipe” estimula leitura e expressão entre estudantes do Partiu IF

A atividade aconteceu no Campus Natal – Zona Leste do IFRN e teve como objetivo estimular a leitura crítica e a expressão criativa dos estudantes.

Professora Ivoneide Marques durante a oficina de língua portuguesa do Partiu IF (Foto: Lara Paiva/Cocsev)

Na tarde desta quinta-feira (31), os alunos do projeto Partiu IF participaram de uma oficina de Língua Portuguesa com foco na obra “O Pequeno Príncipe”, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). A atividade aconteceu no Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e teve como objetivo estimular a leitura crítica e a expressão criativa dos estudantes.

Segundo a professora Ivoneide Marques, a oficina de letramento literário foi pensada em consonância com o componente curricular do programa, voltado para a literatura. “Eu queria abordar a literatura com os alunos de forma lúdica, humanizadora, e que os levasse a refletir sobre a própria realidade. Nosso objetivo é formar um leitor mais crítico, um leitor que saiba interpretar e se sensibilizar com o texto literário”, disse a docente.

Dias antes da oficina, os participantes receberam exemplares do livro e foram incentivados a realizar uma leitura prévia da obra. Durante o encontro, a professora conduziu uma conversa sobre os principais elementos narrativos do clássico, destacando aspectos da vida e trajetória do autor, bem como as múltiplas interpretações que o livro permite.

A professora de Língua Portuguesa explicou que os estudantes precisavam, em algum momento, se reunir para discutir uma obra específica. A docente, então, ouviu as sugestões da turma, e uma das alunas mencionou “O Pequeno Príncipe”.

“Por ter que trabalhar literatura e fazer um panorama da literatura universal até chegarmos à literatura brasileira, essa obra seria ideal. É compatível com a faixa etária deles, e eu também tinha muitos recursos relacionados à história para trabalhar”, comentou.

Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes edições de “O Pequeno Príncipe”, com variações de linguagem, ilustrações e formatos, demonstrando a relevância e a permanência da obra ao longo do tempo. A oficina foi encerrada com uma atividade expositiva: os estudantes foram convidados a expressar, por meio de textos ou desenhos, como interpretaram e se conectaram com a história.

A ação integra a programação formativa do Partiu IF, projeto que visa aproximar estudantes do ensino fundamental das práticas educativas e culturais promovidas pelo Instituto Federal.

Obra favorita da docente

A obra do escritor Antoine Saint-Exupéry, por coincidência, é uma das favoritas da docente, que trouxe a sua coleção própria da obra para mostrar aos seus alunos, além de bonecos e miniaturas do principezinho. Ivoneide separou algumas de suas frases favoritas e também contou como surgiu o amor pelo livro. 

“O Pequeno Príncipe entrou na minha vida na adolescência e foi uma das obras que mais me tocou. Acredito que, a partir da minha vivência com o livro e da experiência própria dos alunos, eles possam refletir mais profundamente sobre o que é a literatura: Por que ler? Para quê? Qual o sentido de consumir literatura? Formar leitores hoje em dia tem sido um grande desafio, e acredito que esse é um dos principais papéis da escola.”, finalizou.

Sobre o Partiu IF 

O curso foi ofertado por meio do Edital nº 1/2025 e visa preparar concluintes do Ensino Fundamental I para ingressar no Ensino Médio no IFRN. 

As aulas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, com quatro aulas por dia e atividades complementares. Além da formação educacional, o projeto também oferece ajuda de custo no valor total de até R$1.600, dividida em oito parcelas mensais de R$200. O benefício está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades mensais, para garantir a permanência dos estudantes ao longo da jornada.

A iniciativa reforça o compromisso do IFRN em promover a inclusão educacional e ampliar o acesso ao ensino técnico de qualidade, especialmente para jovens oriundos da rede pública.