Curso Técnico Concomitante em Informática para Internet

O Curso Técnico Concomitante em Informática para Internet, na modalidade a distância, tem como objetivo formar profissionais no desenvolvimento de programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação; na utilização de ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos e no desenvolvimento e realização de manutenção de sites e portais na internet e na intranet.

Coordenador: Fábio Alexandre Gonçalves Silva
Contato: (84) 3092-8956

O Técnico de Nível Médio em Informática para Internet deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para design de websites, análise e desenvolvimento de sistemas para Internet, projeto de banco de dados e instalação e configuração de servidores de internet.

De acordo com as orientações contidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a instituição ofertante deverá cumprir um conjunto de exigências que são necessárias ao desenvolvimento curricular para a formação profissional com vistas a atingir um padrão mínimo de qualidade. Os quadros 3 e 4 do Projeto Político Pedagógico do curso (ver abaixo) apresentam a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio em Informática para Internet na forma articulada concomitante, na modalidade a distância. O quadro 4 do documento apresenta a relação detalhada do laboratório específico.

O acesso ao Curso Técnico Concomitante em Informática para Internet, na modalidade a distância, destinado a alunos de 15 a 19 anos regularmente matriculados no Ensino Médio das Redes Públicas Estaduais e Distritais de Educação, poderá ser feito através de seleção realizada pela Secretaria Estadual de Educação.

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime seriado semestral, dividida em módulos. A carga-horário total é de 1.640 horas, sendo 1140 horas destinadas às disciplinas de bases científicas, 100 horas aos seminários curriculares e 400 horas à prática profissional.

As disciplinas que compõem a matriz curricular deverão estar articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Orientar-se-ão pelos perfis profissionais de conclusão estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso, almejando uma formação integrada que articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos específicos do eixo tecnológico e da habilitação particular, contribuindo para uma sólida formação técnico-humanística dos estudantes.


Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Concomitante em Informática para Internet.