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Especialização em Educação Inclusiva

O curso de Especialização em Educação Inclusiva na modalidade a distância objetiva, de modo geral, formar profissionais especialistas para atuarem em educação profissional na perspectiva inclusiva, atendendo aos alunos com necessidades educacionais específicas (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades) e com transtornos funcionais específicos (pessoas com dislalia, discalculia, dislexia e disgrafia), contribuindo para uma ação proativa voltada para a criação das condições necessárias e das alternativas possíveis para um desempenho técnico, ético e político. Para isso, busca-se considerar as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são concebidos e implementados.

Com este intuito, especificamente, são objetivos específicos:

  • Formar profissionais especialistas em educação inclusiva por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas;
  • Discutir as políticas e práticas educacionais inclusivas, no âmbito nacional e institucional;
  • Qualificar profissionais da educação a utilizar os diferentes níveis instrumentais e atitudinais, que favoreçam o processo inclusivo;
  • Valorizar a diversidade como um fator de qualidade da educação, trazendo à tona a questão do direito de todos à educação na perspectiva inclusiva;
  • Fornecer os subsídios teórico-metodológicos necessários para a ação inclusiva dos profissionais de educação;
  • Contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento na área da educação inclusiva na educação profissional.

Coordenador: Leandro Viana Silva

Contato: (84) 3092-8929

Perfil Profissional

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de educação e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação especial e inclusiva, tal profissional deverá ser capaz de: • Elaborar estratégias de atuação com alunos que possuam necessidades educacionais específicas e/ou transtornos funcionais específicos; • Contribuir com a criação das condições necessárias e alternativas possíveis para uma educação inclusiva; • Compreender as especificidades do estudante com necessidades educacionais específicas; • Fundamentar sua prática pedagógica com os subsídios teórico-metodológicos necessários para o processo de inclusão; • Utilizar a pesquisa na área de educação inclusiva como perspectiva metodológica de sua atuação docente.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em seu Campus Natal – Zona Leste, apresenta infraestrutura arquitetônica que proporciona acesso facilitador às pessoas com necessidades específicas, em conformidade com a Portaria Ministerial 1.679/99. As atividades acadêmicas dessa unidade educacional são desenvolvidas em prédios com ampla área livre. Diversos são os espaços de aprendizagem: salas de aula, laboratórios específicos, ampla circulação, centro de convivência, pátio de alimentação, biblioteca, complexo desportivo e de lazer, assim como estacionamento próprio. Os laboratórios de Informática são devidamente equipados com microcomputadores, ligados em rede interna e à rede mundial de computadores com a manutenção sistemática e periódica. Os microcomputadores dos laboratórios de uso geral possuem os softwares necessários ao desenvolvimento do curso e o acesso é facultado para realização de trabalhos. Para o funcionamento das aulas do curso de especialização, as salas de aula disponibilizadas são dotadas de quadros brancos, lousa interativa, tela para projeções por meio de retroprojetor e projetor multimídia, computador conectado à rede mundial de computadores (internet) e boa ventilação, sistema de ar condicionado e iluminação natural e artificial.

Requisitos e Formas de acesso

O curso de Especialização em Educação Inclusiva, na modalidade a distância, destina-se preferencialmente a educadores/profissionais da educação, portadores de diploma de graduação – licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, expedido por Instituição de Ensino Superior regularmente reconhecida, que atuam nas Redes Públicas de Ensino. O acesso ao curso acontecerá por meio de processo seletivo, aberto ao público conveniado ou por reservas de vagas internas, para um total de 50 vagas por turma.

Estrutura curricular

A estrutura curricular do Curso de Especialização em Educação Inclusiva na modalidade a distância observa as determinações legais presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº. 9.394/96), na Resolução CNE/CES nº. 01/2007 e no Projeto Político-Pedagógico do IFRN. Dentre os princípios e as diretrizes que fundamentam este curso, destacam-se: política da igualdade; ética da identidade; inter e transdisciplinaridade; contextualização; flexibilidade; intersubjetividade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O curso está organizado em módulos compostos por disciplinas, com carga-horária total de 450 horas, sendo 405 horas destinadas às disciplinas e 60 horas ao trabalho de conclusão do curso.

Projeto Político Pedagógico

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Especialização em Educação Profissional.

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