Programas de Fomento

Os programas de fomento são projetos que visam estimular a educação à distância a partir do auxílio financeiro, conteudista e estrutural. Além disso, eles visam diminuir as desigualdades na oferta de cursos nos diversos níveis de conhecimento, assim garantindo uma educação cada vez mais democrática. 

Cada campus possui programas de fomento específicos, no Campus Avançado Natal – Zona Leste (IFRN/ZL) podemos contar atualmente com a assistência financeira do Ministério da Educação (MEC) além da oferta de cursos e polos de apoio através dos estímulos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Rede e-Tec do Brasil e do Profuncionário. 

A seguir você pode conferir detalhadamente cada um desses projetos e as suas respectivas ofertas de cursos.

UAB – Universidade Aberta do Brasil

O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso à biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade.

O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.

Rede e-Tec Brasil

Criada em 2011, a Rede e-Tec tem por objetivo contribuir para democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica pública e gratuita por meio da ampliação da oferta na modalidade da educação a distância. Saiba mais sobre a modalidade de educação a distância.

A rede é destinada aos jovens e adultos que precisam se profissionalizar e querem ter uma vida melhor. Trazendo formação inicial e continuada à pós-graduação em modalidades presenciais; presenciais com complemento a distância; semipresencial e; totalmente a distância com mediação de tecnologias. Outra mudança foi a inclusão de custeio da oferta de cursos a distância pela Bolsa Formação.

Com mais de 600 mil alunos formados em todo o país, a Rede e-tec conta hoje com cerca de 400 instituições parceiras, ultrapassando as 450 mil vagas disponíveis, entre órgãos federais, estaduais e municipais de ensino.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Campus Avançado Natal-Zona Leste, é contemplado com a Rede, fornecendo cursos técnicos à distância de nível médio para várias cidades do estado potiguar e do país.

Profuncionário

O programa foi instituído em 2007, através da Portaria Normativa MEC, nº 25/2007 com foco na promoção da formação profissional técnica em nível médio de funcionários da educação pública, por meio da educação a distância. 

A partir de 2011, o gerenciamento do Profuncionário foi transferido da Secretaria de Educação Básica para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), conforme a Portaria Ministerial nº 1.547. Neste período, além das instituições de ensino médio credenciadas das redes estaduais, o Profuncionário passou a contar com a participação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Em 2024, o projeto retornou as atividades por meio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Setec. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Campus Avançado Natal-Zona Leste, fornece alguns cursos do Profuncionário, o curso técnico em Secretaria Escolar. 

O Curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar, na modalidade a distância, tem como objetivo geral promover a formação profissional técnica de nível médio, a distância, para a atuação em áreas de apoio às atividades pedagógicas e administrativas nas escolas de educação básica, dando-lhes condições para um entendimento da educação e da escola como espaços coletivos de formação humana, de diversidade étnica cultural, bem como o desenvolvimento de competências para atuar na área de secretaria escolar, sem perder a noção da totalidade da função social da educação.