HOMENAGEM: Auditório Alex Oliveira é o novo nome do salão de eventos do Campus Caicó

Alex Oliveira (in memoriam)

Todo pedagogo é um eterno aprendiz. Com humildade pedagógica para aprender com o próximo e um olhar atento para identificar e gerenciar conflitos, o pedagogo tem papel de destaque em qualquer instituição de ensino. Nos últimos anos, para orgulho do IFRN, o Campus Avançado Natal – Zona Leste contou com o trabalho primoroso de um pedagogo mediano na estatura, mas grande em conhecimento: Alex Oliveira. Hoje, presente em pensamento, ele recebe uma homenagem justa no campus do IFRN que primeiro o recebeu.

Na última quarta-feira (30), o Campus Caicó do IFRN celebrou uma reunião pedagógica para comemorar os seus 10 anos de funcionamento. A data festiva foi a oportunidade ideal para nomear um dos seus principais espaços físicos: o auditório. Se antes o local de reuniões e eventos não tinha nome, agora ele carrega uma assinatura de peso: Auditório Alex Oliveira. A escolha foi feita por meio de uma votação – e a decisão por essa homenagem foi unânime.

Alexsandro Diógenes Barreto (Diretor-Geral do Campus Caicó) e Lillian Oliveira (viúva de Alex Oliveira) durante descerramento da placa do Auditório Alex Oliveira

Alex Oliveira começou a trabalhar no IFRN em 2009 no Campus Caicó do IFRN. Segundo o Diretor-Geral do Campus, Alexandre Diógenes Barreto, o papel do pedagogo foi fundamental. “Alex foi muito atuante, fazendo diferença junto aos alunos e aos professores para que o tratamento perante os alunos fosse diferenciado. Ele, inclusive, nos ajudou a implementar os conselhos de classe, que até hoje temos”.

Lilian Oliveira, viúva de Alex Oliveira

Para Lilian Oliveira, viúva de Alex e mãe do único filho do casal, Alex Filho, o momento é de gratidão para a família. Segundo ela, tudo começou em Caicó, quando o Campus começou a funcionar. “Ele, como educador, era dedicação, era o profissionalismo. A educação era a vida dele. E ele lutou pelo Campus Natal – Zona Leste juntamente com os amigos servidores. Eu só tenho a agradecer à família IF por isso”.

Gerlúzia Azevedo durante homenagem a Alex Oliveira

Na cerimônia, Gerlúzia Azevedo, Diretora-Geral do Campus Parelhas do IFRN, fez uma homenagem ao pedagogo Alex Oliveira expressando o sentimento de gratidão pelas obras deixadas. “Nós trabalhamos juntos aqui quando o Campus foi aberto. Criamos um laço de família! Foi uma honra participar deste momento que eterniza Alex Oliveira em nossas memórias e no espaço do Campus Caicó do IFRN”, disse a diretora durante a solenidade, emocionada.

Biblioteca Júlia Medeiros

A biblioteca do Campus Caicó recebeu o nome de Júlia Medeiros

Durante a solenidade, outro espaço do Campus Caicó também foi nomeado: a biblioteca institucional recebeu o nome de Júlia Medeiros. Pioneira no Jornalismo, na educação e no feminismo no Rio Grande do Norte, a professora nasceu em 28 de agosto de 1896, lecionou em Caicó e foi a primeira mulher a escrever artigos para o jornal da cidade. Júlia também exerceu dois mandatos como vereadora, marcando a história das mulheres potiguares na década de 1920.

Reportagem: Laurence Campos / Nathália Souza