Bolsista do Laica embarca para intercâmbio na UPN, uma universidade colombiana

Kyvia Victoria viajou para Bogotá a fim de realizar seu projeto pelo laboratório.

No último sábado, dia 11, a aluna do Campus Centro Histórico do IFRN e bolsista pelo Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (Laica), Kyvia Victoria, juntou-se a outros 19 estudantes dos campi deste Instituto Federal que tiveram projetos de extensão aprovados para participar de intercâmbio na Universidad Pedagógica Nacional (UPN), na capital da Colômbia.

A seleção dos estudantes faz parte do IFRN Internacional, iniciativa que busca ampliar a participação dos estudantes no contexto internacional por meio do incentivo à mobilidade desde 2020. O assessor de Relações Internacionais do IFRN/ZL e orientador de Kyvia no projeto aprovado, professor Wagner Oliveira, destaca a importância do programa para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento do laboratório. “O programa IFRN Internacional representa uma oportunidade extraordinária para nossos estudantes. Participando de intercâmbios e colaborações com instituições de ensino no exterior, eles adquirem uma nova perspectiva acadêmica e desenvolvem habilidades essenciais, como adaptação cultural e comunicação em um contexto global. O Campus Natal – Zona Leste tem uma atuação destacada na internacionalização do IFRN, oferecendo o curso FIC EaD de Português para Estrangeiros, que atrai cerca de 50 alunos estrangeiros por semestre nos módulos básico e intermediário. Notavelmente, esse curso desempenhou um papel importante nessa ação de intercâmbio na Colômbia, pois alguns ex-alunos do curso receberão nossos estudantes na Colômbia, demonstrando a cooperação e articulação promovidas. Além disso, o projeto no qual a aluna Kyvia está envolvida visa ao desenvolvimento do terceiro módulo do curso, focado na criação de materiais didáticos. Sua viagem à Colômbia, que incluirá também aulas de espanhol, enriquecerá o conteúdo e facilitará a elaboração desses materiais”, complementa Wagner.

Kyvia Victoria, bolsista do IFRN/ZL, tem projeto selecionado para internacionalização na Colômbia. / Foto: acervo IFRN/ZL

Com o projeto “Português Brasileiro para Estrangeiros: produção de materiais didáticos para o nível III”, Kyvia pretende ampliar seus conhecimentos e contribuir com iniciativas de extensão no IFRN. Para ela, “a viagem em si vai ajudar muito, tanto por causa do projeto quanto por outras questões, de conviver e ‘botar’ em prática questões do meu curso. E aprender espanhol com nativos é a coisa mais interessante de todas, eles são muito queridos e interessados”.

Durante 16 dias, os 20 estudantes que representam os campi do IFRN participarão de programação com a UPN, o Instituto Pedagógico Nacional (IPN) e a Embaixada do Brasil na Colômbia. As atividades contemplam as oito áreas de Extensão prescritas na resolução institucional (Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho) que ajudarão no desenvolvimento dos projetos, preparando-os para realizarem seus trabalhos quando retornarem ao Rio Grande do Norte. O projeto de Kyvia Victoria foi selecionado para representar a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal – Zona Leste (DEAD/ZL), onde a estudante desenvolve atividades como bolsista do Laica.