Buscando permanência nos cursos, Campus EaD oferece auxílios para estudantes; “gratidão”, diz aluno

Campus de Educação à Distância oferece auxílio para transporte e para compra de material didático para alunos. Denilson de Souza é um dos beneficiados pela oportunidade.

A rotina de Denilson de Souza era a mesma todo dia. Morando na cidade de Ceara-Mirim, cidade distante 28km da capital Natal, ele acorda cedo para não se atrasar para o trabalho. Denilson, que é auxiliar de serviços gerais no Campus EaD, ouvia diariamente as mesmas frases de diversos professores. “Eles diziam para eu estudar, pra fazer o processo seletivo e sempre me incentivavam”, contou o jovem de 23 anos. E então o rapaz se esforçou, estudou e agora é um dos alunos do curso técnico de nível médio em Infraestrutura Escolar no Campus. “É a realização de um sonho! Voltar a estudar é muito bom. Não é fácil, mas no final vai dar certo”, comemora o estudante.

Assim como muitos jovens, Denilson vê diariamente sua realidade ser transformada através da educação. Mas, segundo a assistente social do Campus EaD, é preciso, além de oferecer as vagas, dar oportunidade do aluno permanecer no curso. “Temos um índice alto de alunos em situação de vulnerabilidade social. Muitos deles não teriam dinheiro para frequentar as aulas presenciais ou imprimir os materiais de apoio das disciplinas. Alguns nem mesmo tem computador. Daí vem a importância dos auxílios que o Campus EaD oferece. Todos tem vontade de estudar e fazemos nosso papel para transformar essas vidas”, explica Tatiana.

O Campus EaD oferece dois auxílios para estudantes de baixa renda: o auxílio transporte e o para material escolar. Anualmente, são investidos mais de 100 mil reais nos programas, que são destinados aos estudantes de todos os polos e que comprovem estar em situação de vulnerabilidade econômica (a renda familiar não deve ultrapassar três salários mínimos). O objetivo é propiciar condições favoráveis à permanência do aluno na instituição e à conclusão de seu curso. Em média, mais de 500 alunos são beneficiados com a vaga do edital, que tem duração de um ano e pode ser renovada durante todo o curso, anualmente. Segundo Tatiana, os valores de auxílio transporte variam de acordo com o local onde o aluno mora e de acordo com o polo de apoio em que ele está matriculado. “Fazemos o cálculo com base nessas informações e o aluno assina um termo de compromisso”, afirmou.

Denilson recebe auxílio transporte e auxílio para materiais didáticos. “É muito importante pra mim, pois eu pego dois ônibus e não tenho impressora em casa, então ajuda muito nos meus estudos. Só tenho gratidão”, explicou. Para ele, a oportunidade de ter se matriculado e de conseguir permanecer no curso significa mais que a formação: é uma mudança de vida. “Está sendo uma experiência que abriu minha visão. É uma oportunidade única e eu sou muito grato a todos que me incentivaram e apoiaram. Agora eu até procuro incentivar outros colegas a estudar”, comemorou. “Quem sabe, quando eu terminar esse, eu posso cursar uma graduação ou outros cursos para me capacitar”, finalizou.

Edital aberto para auxílio transporte e auxílio material didático

O Campus EaD do IFRN está com edital aberto para a oferta de auxílios Transporte e Material Didático. Para concorrer, o interessado deve ser da modalidade de educação a distância; possuir matrícula, frequência e atividades regulares; e ter atualizada a caracterização socioeconômica no SUAP. As inscrições para o auxílio em 2018 seguem até o dia 26 de março. Para saber mais sobre o edital e informações sobre as inscrições, clique aqui.