Campus marca presença na 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN (IFRN/ZL) participou da 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), cujo tema dessa edição foi ‘Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos‘, realizada no Centro de Convenções de Natal, entre os dias 6 e 9 de novembro. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) foi o anfitrião. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reuniu gestores da Rede Federal.

Diretor-geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste durante a reunião dos Diretores-gerais de campi avançados durante a Reditec. Foto: IFRN/ZL.

O Diretor-geral do IFRN/ZL, professor José Roberto Santos, ressaltou a importância da participação do campus na Reditec, afirmando: “O IFRN é o anfitrião deste encontro que reúne diversas instituições de ensino da Rede Federal EPT. Nele, o Campus Avançado Natal – Zona Leste participou ativamente de palestras, conferências, mesas-redondas e reuniões específicas que abordam a oferta de educação profissional e tecnológica, com ênfase na educação a distância”. Além da participação do Diretor-geral, servidores e estagiários do campus estiveram presentes nos quatro dias da reunião, apresentando relatos de experiências de projetos desenvolvidos no campus, como o Projeto Alvorada, participando de debates sobre Inteligência Artificial e os impactos na educação, mediando sessões de apresentação de relatos de experiência, atuando na cobertura do evento e na tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Experiência exitosa: o Projeto Alvorada na Reditec 2023

O Projeto Alvorada é uma iniciativa de inclusão social do IFRN/ZL para mulheres egressas do sistema prisional na região metropolitana natalense. Trata-se de uma incorporação de esforços para a inserção profissional no mundo do trabalho e conta com o apoio de uma rede de instituições nas áreas de políticas penais, trabalho e educação, cujo objetivo principal é dar acesso à dignidade humana. Durante a Reditec, a professora Ivoneide Bezerra apresentou o projeto. Clique no vídeo (story) abaixo e confira o depoimento sobre sua participação.

Atuação na tradução para Libras

Jean Dias durante abertura da Reditec 2023. Foto: Daniel Chaves | IFPB.

A Reditec contou com a participação de intérpretes de Libras, e um deles foi Jean Dias, servidor do IFRN/ZL. Para Jean, um: “Evento grandioso como a Reditec, de tamanha visibilidade na área da educação, precisava e merecia uma equipe de profissionais atuantes na acessibilidade. Fico muito realizado em contribuir com a inclusão de pessoas surdas no evento, por meio da Libras. Na verdade, não importa o porte do evento, é impensável hoje, em pleno século 21, idealizar eventos sem planejar o acesso arquitetônico, linguístico, visual e tátil para as pessoas com necessidades específicas e pessoas com deficiências. Como falar de educação, sem falar do acesso, da empatia, da dignidade humana, em suma, sem falar da inclusão?”.

O Campus ZL na cobertura da 47ª Reditec

IFRN/ZL atuou na cobertura da Reditec 2023. Imagens e edição: IFRN/ZL, Funcern e IFPB.

Durante os quatro dias de evento, o Campus Avançado Natal – Zona Leste foi peça fundamental para que interessados em acompanhar a Reditec 2023, que não puderam estar presentes, se informassem sobre as discussões pautadas à medida em que a programação ia acontecendo. O coordenador da Coordenação de Mídias Educacionais do campus, Glacio Menezes, esteve à frente da direção da produção audiovisual do evento, que integrou a transmissão ao vivo para os canais do Ministério da Educação (MEC) e do IFRN, a produção de vídeos resumos da reunião e a cobertura do evento para os perfis oficiais do Instituto Federal nas redes sociais digitais. Para ele, “a atuação na cobertura jornalística e audiovisual da Reditec foi uma demonstração da importância do trabalho coletivo”, afinal, complementa Glacio: “não existe audiovisual sem uma equipe entrosada e comprometida com o fazer. O entusiasmo de cada um nos dava a certeza de que iríamos longe no que estávamos nos propondo a realizar. Foram produzidos vários teasers, reels, resumos diários, transmissões ao vivo, gravações na íntegra e, coroando nossa atuação, tivemos um vídeo geral do evento, o resumão”.

Glacio Menezes durante a transmissão da Reditec 2023. Foto: Glacio Menezes | IFRN/ZL.

Para realizar a cobertura da Reditec, o coordenador contou com a colaboração do núcleo de comunicação da Funcern e dos Institutos Federais da Paraíba e do Pará. Além, é claro, de integrantes da sua equipe no IFRN/ZL. “O trabalho em rede fortalece a tese de que os institutos federais prestam à sociedade um trabalho de altíssima qualidade. A capacidade técnica, o profissionalismo se demonstrava no capricho e em cada detalhe dos vídeos produzidos”, finaliza Glacio.