Campus Natal – Zona Leste do IFRN: Um Ano de seminários e congressos organizados na instituição
Além da oferta de cursos, o campus Zona Leste se destacou pela realização de eventos acadêmicos, como seminários e congressos, que reuniram alunos, professores e a comunidade externa.
20 de dezembro de 2024
O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) encerra o ano de 2024 com um legado significativo na promoção da educação pública, inclusiva e de qualidade. O campus é um importante polo de educação a distância (EaD), oferecendo uma ampla gama de cursos, desde o nível técnico até a pós-graduação, e ampliando o acesso à formação profissional em diversas regiões do estado.
Além da oferta de cursos, o campus Zona Leste se destacou pela realização de eventos acadêmicos, como seminários e congressos, que reuniram alunos, professores e a comunidade externa. Estes eventos proporcionaram momentos de troca de conhecimentos e refletem sobre temas de relevância social e cultural. O campus reafirma seu papel como agente transformador, comprometido com o desenvolvimento social conquistado ao longo deste ano na educação no Rio Grande do Norte e otimista em relação aos passos para desafios futuros.
Pensando no papel do IFRN/ZL neste ano quanto à promoção de eventos relevantes para a comunidade acadêmica e social, algumas iniciativas podem ser citadas. Dentre elas, um grande ponto foi o Seminário de Educação a Distância (SEMEAD), organizado pelo diretor de Educação a Distância e Tecnologia Educacionais, Wagner Oliveira.
O SEMEAD 2024 teve como objetivo principal promover a reflexão sobre a Educação EaD no contexto global, reunindo pesquisadores, professores e profissionais da área. “Sobre perspectivas futuras, temos o evento Moodlemoot Brasil que irá ocorrer pela primeira vez em Natal. O próximo SEMEAD será em 2026, mas iremos nos organizar para que sua divulgação ocorra no MoodleMoot 2025, pela importância do evento e tudo o que ele nos trouxe este ano”, esclarece o diretor Wagner.
Entre os eventos, vale ressaltar também o Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal, sediado pelo IFRN/ZL. Além da importância do momento, com minicursos que impactaram na formação dos educadores, o Zona Leste contribuiu na cobertura do evento e produção de materiais.
Izanny Brito, coordenadora local da EJA Integrada-EPT, expressou sua alegria com a proporção tomada pelo momento. “O Campus Zona Leste teve um papel na cobertura do evento e foi muito relevante, especialmente no sentido de o evento ter tido mais disseminação da temática. A gente pôde estar em outros meios de comunicação que foram importantes.”
E, por fim, a importante ação do Simpósio Estadual de Educação Prisional do Rio Grande do Norte, que foi um grande estreitar de laços para o alcance de seu objetivo de promover diálogos sobre educação em contextos prisionais. A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Edneide Bezerra, pontua que o Campus Zona Leste oferta no estado ensino superior nas prisões, com ações em consonância com os princípios que o IFRN defende.
A coordenadora também destaca que: “As expectativas para o próximo ano são as melhores. Entre 20 propostas, conseguimos ficar em quarto lugar do edital da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) para o projeto Alvorada, que é um projeto que atende pessoas egressas do sistema penitenciário. Ainda em março, iremos iniciar a oferta com 30 alunos. Vamos também iniciar o ano com uma formatura no presídio de Mossoró. Então, no campo da educação prisional, temos muita coisa para 2025.”.
O IFRN-ZL encerra o ano de 2024 com legado de inclusão, inovação e compromisso social conquistado ao longo deste ano na educação no Rio Grande do Norte. Com grandes parcerias e projetos que somaram e mudaram diversas realidades e possibilitaram um olhar para um novo ano melhor e de ainda mais trabalho e conexão entre o viés institucional e externo.