Campus Natal – Zona Leste realiza oficina de matemática em polos que ofertam Especialização

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio realizou oficinas de matemática, entre os dias 18 e 31 de maio, nos polos do Campus Natal – Zona Leste em parceria com a Universidade Aberta do Brasil em Canguaretama, Currais Novos, Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Marcelino Vieira.

Oficina de matemática realizada em Currais Novos, no Polo UAB

O evento contou com uma mesa redonda que discutiu os desafios do professor em sala de aula e uma oficina com o tema “Trabalhando funções e análise combinatória com o GeoGebra”, ministradas pelos professores Thiago Valentim e Jóbson Hugo. O projeto tem como objetivo estimular a interação da equipe que compõe o curso de especialização com os alunos em seus respectivos polos. Segundo o professor Emanuel Gomes, secretário do curso, a ida aos polos é uma oportunidade de troca de experiências, visto que a interação entre alunos e docentes é limitada, quando na modalidade a distância.

O GeoGebra é um software de matemática dinâmica, podendo ser utilizado como uma alternativa metodológica nas aulas. “A intenção é fornecer o máximo de experiências de sala de aula para que nossos alunos, que são professores, tenham conhecimento e opções de abordagens dos conteúdos que irão ministrar”, explicou o professor Emanuel.

Professor Alef Bruno dos Santos Congresso no Acre

Para o aluno Alef Bruno dos Santos, do polo de Canguaretama, a oficina possibilitou repensar o papel do professor e a metodologia utilizada em sala de aula. “Foi um momento de diálogo, no qual se desenvolveu por meio das vivências em sala de cada indivíduo, das aflições e boas práticas no ensino. Além de ter sido apresentadas ações formativas, aspectos metodológicos e ideias a serem desenvolvidas e aplicadas em nosso contexto”, informou o professor de química que busca, através da Especialização, facilitar o aprendizado dos alunos com uma matemática mais dinâmica.