Central de Ajuda do IFRN/ZL é um espaço para a comunidade acadêmica sanar dúvidas
A Central de Ajuda está localizada na aba de Ajuda no canto superior direito do portal do IFRN Zona Leste.
24 de outubro de 2024
A necessidade é a mãe das boas ideias. Neste cenário, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, através da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD) do Campus Avançado Natal – Zona Leste (IFRN/ZL), criou a sua própria Central de Ajuda. O seu desenvolvimento veio após o crescimento de processos acadêmicos e administrativos voltados para orientação, sobrecarregando, assim, o sistema responsável pela abertura de protocolos.
Após a sua implementação, o projeto de extensão causou um impacto tão positivo no campus que, atualmente, está em processo de internacionalização.
A principal finalidade desta ação é promover a integração dos alunos estrangeiros dentro do campus. Logo, a Central de Ajuda é uma base de conhecimentos desenvolvida para facilitar o acesso à informação e dar suporte aos estudantes que estão na modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como aos professores e servidores do campus.
Nesse espaço, o público pode mandar suas dúvidas acerca de processos como a emissão de diplomas, certificados, matrícula, uso de plataformas de ensino e qualquer outra demanda acadêmica ou administrativa, que serão respondidas didaticamente pela equipe do IFRN/ZL através de tutoriais.
COMO FUNCIONA?
A Central de Ajuda está localizada na aba de Ajuda no canto superior direito do portal do IFRN Zona Leste. Ao clicar, você será direcionado para a página específica da central, a qual pode ser acessada através do endereço ajuda.ead.ifrn.edu.br.
Dentro da página do projeto, os alunos e servidores podem pesquisar suas dúvidas no campo de busca “Como podemos te ajudar?” ou procurar pelas categorias listadas no site. Caso sua questão não conste no catálogo de respostas, o estudante pode enviá-la para equipe da Central de Ajuda através do quadro localizado no final da página.
Para mandar uma dúvida é requisitado o nome, o e-mail e assunto a ser tratado. Em seguida, o requisitante pode detalhar o seu problema e facilitar a resposta que lhe será dada.
As mensagens são encaminhadas para os bolsistas do projeto, que irão produzir as respostas em formato de tutorial escrito em uma linguagem fácil e prática ou, quando necessário, produzirão vídeos curtos para facilitar o entendimento do passo a passo.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Atuando desde 2020, a Central de Ajuda tem evoluído cada vez mais para que todos os alunos do campus sejam contemplados pelo seu serviço. Por isso, pensando no crescimento de estudantes estrangeiros matriculados em cursos da modalidade EaD, o projeto do IFRN/ZL está expandindo o seu alcance internacional a partir de outros programas de internacionalização, como o de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Português Brasileiro para Estrangeiros.
“A internacionalização é uma integração fundamental no projeto, pois, dessa forma, contribuímos diretamente para a inclusão de estudantes estrangeiros que estão participando ativamente do Instituto, facilitando o acesso à educação e promovendo cada vez mais uma experiência melhor e mais acessível. É gratificante saber que posso ajudar intercambistas no meu país, assim como me ajudaram quando participei da internacionalização, além de pôr meus conhecimentos em línguas estrangeiras em prática” disse a bolsista do projeto, Maria Eduarda Ângelo.
A internacionalização da Central de Ajuda conta, portanto, com a disponibilização de tutoriais atualizados em espanhol, com a predominância de uma linguagem simples e de fácil compreensão, garante aos estudantes estrangeiros o acesso e utilização plena das plataformas institucionais.