Técnico em Informática para Internet

O Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, tem como objetivo formar profissionais no desenvolvimento de programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação; na utilização de ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos e no desenvolvimento e realização de manutenção de sites e portais na internet e na intranet.

Coordenador: Fabio Alexandre Gonçalves Silva
Contato: (84) 3092-8956 /  fabio.silva@ifrn.edu.br

O Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, tem como objetivo geral capacitar profissionais no desenvolvimento de programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação; na utilização de ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos e no desenvolvimento e realização de manutenção de sites e portais na internet e na intranet.

De acordo com as orientações contidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a instituição ofertante deverá cumprir um conjunto de exigências que são necessárias ao desenvolvimento curricular para a formação profissional com vistas a atingir um padrão mínimo de qualidade. Os quadros 3 e 4 do documento apresentam a estrutura fí­sica necessária ao funcionamento do Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância. O quadro 4 do documento apresenta a relação detalhada do laboratório especí­fico.

O acesso ao Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, destinado a portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:

• Processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
  • Transferência ou reingresso, para período compatível.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao curso, pelo menos 50% (cinquenta por cento) das vagas oferecidas a cada entrada poderão ser reservadas para alunos que tenham cursado do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escola pública.

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime seriado semestral, dividida em módulos. A carga horária total é de 1.670 horas, sendo 1.170 horas destinadas às disciplinas de bases cientí­fica e tecnológica, 70 horas aos seminários curriculares e 400 horas à prática profissional. O Quadro 1 descreve a matriz curricular do curso, na forma de execução em módulos.

As disciplinas que compõem a matriz curricular deverão estar articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Orientar-se-ão pelos perfis profissionais de conclusão estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso, ensejando a formação integrada que, articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos especí­ficos do eixo tecnológico e da habilitação particular, contribuindo para uma sólida formação técnico-humaní­stica dos estudantes.

Veja aqui a Matriz curricular do Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância.

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet.