Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT

O Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), ofertado a distância pelo IFRN, visa qualificar profissionais para a EPT, articulando teoria e prática com enfoque crítico e emancipatório. Utiliza AVA, REAs, biblioteca virtual e orientação pedagógica individualizada para elaborar um Plano de Formação e TCC, promovendo práticas inclusivas, interdisciplinares e alinhadas às demandas sociais e educacionais.


A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) forma cidadãos para o mercado de trabalho, integrando conhecimento técnico e científico com desenvolvimento social.

Público alvo

O público-alvo abrange tanto profissionais já inseridos na EPT quanto aqueles que desejam ingressar na área. O curso é especialmente relevante para quem busca complementar sua formação pedagógica ou aprimorar habilidades docentes na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica.

Objetivo

Objetivo Geral:

  1. Promover a formação continuada de profissionais graduados em diversas áreas, com enfoque crítico e ético, para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando à emancipação social e à formação integral do cidadão em um país democrático.

Objetivos Específicos:

  1. Analisar diferentes perspectivas políticas e epistemológicas sobre a função da EPT.
  2. Promover o compartilhamento de experiências e tecnologias educacionais.
  3. Oferecer ferramentas teórico-metodológicas para práticas educativas na EPT.
  4. Apoiar o desenvolvimento de produtos educacionais que fortaleçam práticas pedagógicas emancipatórias.
  5. Contribuir para a expansão da EPT com qualidade social em âmbito nacional.

Perfil Profissional

O especialista formado será capaz de:

  1. Contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais integradas e inclusivas.
  2. Atuar criticamente nos mundos do trabalho, cultura e ciência.
  3. Participar ativamente da gestão democrática da EPT.
  4. Desenvolver materiais pedagógicos inovadores e metodologias que promovam o êxito e permanência dos alunos na educação.

Recursos Didáticos

O Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) utiliza diversos recursos didáticos na modalidade a distância, com foco em metodologias ativas e formação crítica. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a plataforma principal, permitindo acesso a conteúdos interativos.

Também oferece uma biblioteca virtual com materiais básicos e complementares. As unidades temáticas são enriquecidas por textos, vídeos e estudos de caso, promovendo o vínculo entre teoria e prática. A orientação pedagógica é individualizada, acompanhando o aluno na elaboração do Plano de Formação e no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Esses recursos fomentam a autonomia, a auto-organização e a articulação entre ensino, trabalho e sociedade, garantindo uma formação emancipatória e alinhada às demandas da EPT.

Infraestrutura

As atividades acontecem na modalidade de Educação à Distância, sob a organização do campus IFRN Natal-Zona Leste, onde o prédio apresenta a seguinte estrutura:

  1. Biblioteca virtual com acesso a materiais didáticos e referências básicas e complementares.
  2. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para promover a interação e o acompanhamento contínuo.
  3. Equipes de tutoria e apoio técnico-administrativo.

Requisitos e Formas de Acesso

O curso de Especialização em Educação Inclusiva, na modalidade a distância, é destinado preferencialmente a educadores e profissionais da educação, portadores de diploma de graduação – licenciatura, bacharelado ou tecnólogo – expedido por Instituição de Ensino Superior regularmente reconhecida, que atuam nas redes públicas de ensino.

O acesso ao curso acontecerá por meio de processo seletivo, podendo ser visto através de processoseletivo.ifrn.edu.br.

Estrutura Curricular

O curso é organizado em três módulos e apresenta uma carga horária total de 360 horas, além de 60 horas dedicadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Módulo I – Núcleo Comum (90 horas)

  1. Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica
  2. Trabalho-Educação: Fundamentos Teóricos e Didáticos I e II
  3. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I (OTCC I)

Módulo II – Núcleo Específico (120 horas)

  1. Docência na EPT: Contingências Históricas e Práticas Inspiradoras
  2. Práticas Educativas Integradoras na EPT
  3. Práticas Inclusivas e Educação de Jovens e Adultos na EPT
  4. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II (OTCC II)

Módulo III – Núcleo Específico (90 horas)

  • Práticas Educativas para Permanência e Êxito Discente
  • Pesquisa e Extensão na EPT
  • Projetos Político-Pedagógicos, Planos de Ensino e Avaliação na EPT
  • Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso III (OTCC III)

Para maiores informações, acesse este documento que mostra toda a estrutura e matriz curricular na íntegra.

Projeto Político Pedagógico

Para ter acesso a todo o documento do Projeto Político Pedagógico, acesse aqui.