Licenciatura em Matemática
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, tem como objetivo geral, formar o profissional docente com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, saberes pedagógicos e saberes experienciais.
Coordenador: Silvia Regina Pereira de Mendonça
Contato:
Para formar profissionais docentes capacitados para atuar na educação básica e melhorar a qualidade do ensino, é preciso que eles sejam capazes de articular teoria e prática, integrando saberes específicos da disciplina com a dimensão pedagógica. Também é importante que esses profissionais compreendam a pesquisa como um princípio orientador da formação docente, busquem inovação em sua prática profissional e trabalhem em equipes multidisciplinares para favorecer um ensino-aprendizagem integrado e significativo.
Além disso, eles devem fomentar a autonomia, a criatividade e a flexibilidade dos estudantes, conhecer e respeitar o meio ambiente, ter atitude ética no trabalho e na vida social, adotar estratégias de aprendizagem continuada e reconhecer sua prática profissional como fonte de produção de conhecimento.
Na área de Matemática, é preciso que esses profissionais identifiquem, formulem e resolvam problemas com rigor lógico-científico, elaborem propostas metodológicas de ensino, analisem e produzam materiais didáticos e curriculares, desenvolvam estratégias de ensino criativas e adotem uma prática educativa que leve em conta as características dos estudantes e da comunidade. Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento de um pensamento matemático flexível e autônomo nos estudantes, além de prepará-los para enfrentar os desafios do mundo social.
O material didático deste curso foi cuidadosamente estruturado desde sua concepção para atender aos parâmetros do MEC, não apenas em termos de qualidade de conteúdo, mas também em relação à qualidade estética do material. A estrutura inclui um design limpo, sem excesso de informações, com todos os elementos necessários para identificação clara do material.
O quadro 10 apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância. O quadro 11 apresenta a relação detalhada dos equipamentos do laboratório.
O acesso ao Curso Superior de Licenciatura em Matemática, destinado aos/às portadores/as do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, poderá ser feito por meio de:
- processos seletivos, abertos ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso;
- transferência ou reingresso, para período compatível, posterior ao primeiro.
Considerando a Lei 13.146/2015, que trata sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e visando democratizar o acesso ao ensino superior para este público, em consonância ao PDI 2019- 2026 do IFRN e o que está previsto na Resolução n.º 5/2017 CONSUP/IFRN, será reservada, em cada processo seletivo para ingresso por curso e turno, 5% das vagas para Pessoas com Deficiência, em ampla concorrência.
Ainda visando manter o equilíbrio entre os distintos segmentos socioeconômicos que procuram matricular-se nas ofertas educacionais do IFRN e também com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior, em atendimento ao previsto na Lei nº 12.711/2012, na Lei 13.409/2016 e nos Decretos 7.824/2012 e 9.034/2017 que, respectivamente as regulamentam, a Instituição reservará, em cada processo seletivo, para ingresso por curso e turno, no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica.
A proposta pedagógica deste Curso está organizada por núcleos e eixos articuladores de saberes, os quais favorecem a prática da interdisciplinaridade e da contextualização. A estruturação proposta fortalece o reconhecimento da necessidade de uma formação de professores integradora de conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.
Essa proposta possibilita a integração entre formação pedagógica e formação específica para a docência, a realização de práticas interdisciplinares, assim como favorece a unidade dos projetos de cursos em todo o IFRN, concernente a conhecimentos científicos e tecnológicos, propostas metodológicas, tempos e espaços de formação.
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