Técnico em Informática para Internet
O Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, tem como objetivo formar profissionais no desenvolvimento de programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação; na utilização de ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos e no desenvolvimento e realização de manutenção de sites e portais na internet e na intranet.
Coordenador: Fabio Alexandre Gonçalves Silva
Contato: (84) 3092-8956 / fabio.silva@ifrn.edu.br
O Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, tem como objetivo geral capacitar profissionais no desenvolvimento de programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação; na utilização de ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos e no desenvolvimento e realização de manutenção de sites e portais na internet e na intranet.
De acordo com as orientações contidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a instituição ofertante deverá cumprir um conjunto de exigências que são necessárias ao desenvolvimento curricular para a formação profissional com vistas a atingir um padrão mínimo de qualidade. Os quadros 3 e 4 do documento apresentam a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância. O quadro 4 do documento apresenta a relação detalhada do laboratório específico.
O acesso ao Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, destinado a portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, poderá ser feito através de:
- Processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para o primeiro período do curso; ou
- Transferência ou reingresso, para período compatível.
Com o objetivo de democratizar o acesso ao curso, pelo menos 50% (cinquenta por cento) das vagas oferecidas a cada entrada poderão ser reservadas para alunos que tenham cursado do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em escola pública.
A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime seriado semestral, dividida em módulos. A carga horária total é de 1.670 horas, sendo 1.170 horas destinadas às disciplinas de bases científica e tecnológica, 70 horas aos seminários curriculares e 400 horas à prática profissional. O Quadro 1 descreve a matriz curricular do curso, na forma de execução em módulos.
As disciplinas que compõem a matriz curricular deverão estar articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Orientar-se-ão pelos perfis profissionais de conclusão estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso, ensejando a formação integrada que, articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos específicos do eixo tecnológico e da habilitação particular, contribuindo para uma sólida formação técnico-humanística dos estudantes.
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