Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido

O curso de especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido tem como objetivo geral formar profissionais para exercer funções relativas a uma prática educativa, que contemple a geografia do semiárido brasileiro e os princí­pios da educação ambiental. A perspectiva é proporcionar uma formação voltada para uma prática educativa centrada no âmbito do campo conceitual e prático, cujo diálogo entre estes, desperte para a (re)ligação dos saberes e desenvolvimento de ações de sustentabilidade ambiental na região do semiárido potiguar.

O curso está organizado em módulos compostos por disciplinas, com uma carga horária total de 400 horas, sendo 360 horas destinadas às disciplinas e 40 horas a um trabalho de conclusão do curso ou monografia.

Atualmente, o curso é ofertado para os polos de Caraúbas, Cuité de Mamanguape/PB, Marcelino Vieira, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Coordenador: Narla Sathler Musse de Oliveira
Contato: (84) 3092-8932 | espeagsa.ead@ifrn.edu.br

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de Educação Ambiental e Geografia do semiárido, que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:

  • Atuar na área de educação ambiental e geografia do semiárido, no planejamento e execução das atividades educativas ligadas às diversas áreas de formação do professor;
  • Adotar ferramentas para realizar pesquisas tanto no que se refere aos conteúdos quanto à ação do professor e do aluno, no processo de ensino-aprendizagem;
  • Planejar, conduzir e avaliar os condicionantes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental e geografia do semiárido;
  • Promover novas leituras do espaço geográfico do semiárido e mudanças de atitudes no cotidiano dos novos especialistas professores;
  • Contribuir para a inovação profissional do professor, atualização de conhecimentos sobre educação ambiental e desenvolver práticas interdisciplinares.

A natureza do curso exige metodologias interdisciplinares com estratégias participativas, laboratoriais e oficinas práticas, que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência interdisciplinar, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático.

O Quadro 2 deste documento apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do semiárido, na modalidade a distância. O Quadro 3 do documento apresenta a relação da estrutura física mínima necessária nos polos de funcionamento dos cursos.

O curso de especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido destina-se a professores e outros profissionais que efetivamente estejam atuando na educação básica e possuam diploma de ní­vel superior em quaisquer Áreas de conhecimento.

O acesso ao curso poderá ser feito através de processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para um total de 40 vagas por turma, sendo destinadas 50% vagas para professores que trabalham na rede pública de ensino.

O curso está organizado por disciplinas, com uma carga horária total de 400 horas, sendo 360 horas destinadas às disciplinas e 40 horas a um trabalho de conclusão do curso ou monografia.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é componente curricular obrigatória para a obtenção do título de Especialista. Corresponde a uma produção acadêmica que expresse as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, numa Abordagem Interdisciplinar.