Especialização em Educação Inclusiva
A crescente demanda de estudantes com pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (NEE) – e com transtornos funcionais específicos (como dislalia, discalculia, dislexia e disgrafia) nas salas de aula regulares tornou-se necessário nas instituições educacionais em garantir espaços e ações formativas e realmente inclusivas.
Dessa forma, o IFRN, comprometido com a formação humana integral, com o exercício da cidadania, com a produção e a socialização do conhecimento e com a garantia do direito de todos à educação, decidiu ofertar o curso de Especialização em Educação Inclusiva. Esse curso é voltado para graduados que atuam ou pretendem desenvolver pesquisas e atividades no campo da educação especial e/ou inclusiva.
Assim, a instituição contribui para a produção e socialização de conhecimentos, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos sujeitos como seres históricos e cidadãos de direito.
Coordenador:
Contato:
Público alvo
O curso de Especialização em Educação Inclusiva, na modalidade a distância, destina-se preferencialmente a educadores e profissionais da educação que sejam portadores de diploma de graduação – licenciatura, bacharelado ou tecnólogo – expedido por Instituição de Ensino Superior regularmente reconhecida. Esses profissionais devem atuar nas Redes Públicas de Ensino.
Objetivo
Objetivo Geral:
Formar profissionais especialistas para atuar em educação profissional na perspectiva inclusiva, atendendo alunos com necessidades educacionais específicas (como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades) e transtornos funcionais específicos (como dislalia, discalculia, dislexia e disgrafia). O curso visa promover uma ação proativa, criando condições e alternativas para um desempenho técnico, ético e político, considerando as peculiaridades e os contextos específicos em que programas e projetos inclusivos são implementados.
Objetivos Específicos:
- • Formar profissionais especialistas em educação inclusiva por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores voltados para a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas;
- • Discutir políticas e práticas educacionais inclusivas, no âmbito nacional e institucional;
- • Qualificar profissionais da educação para utilizar diferentes níveis instrumentais e atitudinais que favoreçam o processo inclusivo;
- • Valorizar a diversidade como fator de qualidade da educação, destacando o direito de todos à educação na perspectiva inclusiva;
- • Oferecer subsídios teórico-metodológicos necessários para a ação inclusiva dos profissionais da educação;
- • Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento na área da Educação Inclusiva e na Educação Profissional.
Perfil Profissional
Considerando a necessidade de promover formação continuada de profissionais da área de educação, alinhada às demandas da sociedade e, em particular, da educação especial e inclusiva, o egresso do curso deverá ser capaz de:
- • Elaborar estratégias de atuação com alunos que possuam necessidades educacionais específicas e/ou transtornos funcionais específicos;
- •Contribuir para a criação de condições necessárias e alternativas para uma educação inclusiva;
- •Compreender as especificidades dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
- •Fundamentar a prática pedagógica com subsídios teórico-metodológicos adequados ao processo de inclusão;
- •Utilizar a pesquisa na área de educação inclusiva como uma perspectiva metodológica em sua atuação docente.
Recursos Didáticos
Os recursos didáticos utilizados no curso de Especialização em Educação Inclusiva são variados e visam proporcionar um ambiente de aprendizado rico e interativo. O curso adota a plataforma virtual de aprendizagem Moodle como principal meio de interação entre alunos, professores e tutores. Nesse ambiente, estão disponíveis diversas ferramentas que facilitam a comunicação e o compartilhamento de informações, incluindo fóruns de discussão, chats, correio eletrônico, material didático e atividades avaliativas.
A utilização de videoaulas é prevista, com pelo menos uma vídeo aula por módulo, permitindo que os alunos tenham acesso a conteúdos de forma dinâmica e visual. As teleconferências e webconferências também fazem parte da metodologia, com uma sessão programada por módulo, que será disponibilizada em mídia eletrônica (DVD) para os polos de ensino.
Os alunos poderão participar de aulas interativas, que envolvem desenvolvimento de projetos, seminários e debates, entre outras atividades em grupo. Além disso, serão utilizados materiais impressos, que estão relacionados ao conteúdo abordado nas aulas e disponibilizados na plataforma Moodle.
O uso de textos em formato eletrônico (.doc ou .pdf) complementa o aprendizado, oferecendo aos alunos a possibilidade de acessar diferentes materiais que enriquecem a formação. Também haverá um conjunto de bibliografia básica e complementar disponível nos polos de ensino e no Campus EaD, garantindo que os estudantes tenham acesso a obras que aprofundem os temas discutidos ao longo do curso.
Além disso, a infraestrutura dos polos de atendimento e as experiências em educação a distância mostram que o processo de ensino e aprendizagem é mais eficaz quando os alunos têm acesso a ambientes de estudo adequados e com apoio efetivo de tutores. Assim, os polos estabelecem e mantêm o vínculo dos estudantes com a entidade executora e funcionam como laboratórios pedagógicos.
Infraestrutura
O IFRN está plenamente autorizado a ofertar cursos de pós-graduação na modalidade a distância, conforme a Portaria de Credenciamento nº 1.369, de 7 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação. Além dessa autorização, a instituição possui ampla experiência na modalidade de educação a distância (EaD), principalmente por meio da produção de teleaulas para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec). A infraestrutura do Campus EaD está totalmente preparada para a realização e oferta de cursos nessa modalidade.
O campus dispõe de diversas salas equipadas para atividades didáticas, incluindo duas salas de aula com carteiras, ar-condicionado, projetores multimídia e computadores. Há também duas salas audiovisuais que contam com projetores, televisores, computadores e DVD players, possibilitando a projeção de conteúdos didáticos. Para transmissões ao vivo e outras formas de interação em tempo real, o campus conta com duas salas de videoconferência, equipadas com cadeiras, computadores e sistemas de videoconferência completos, além de televisores.
O campus dispõe ainda de um auditório equipado com projetor multimídia, sistema de som com microfones e espaço adequado para receber palestras, seminários e apresentações. O acesso à informação e pesquisa é garantido por meio de uma biblioteca que oferece espaços para estudos individuais e em grupo, além de um acervo bibliográfico atualizado e material multimídia para consultas presenciais e empréstimos.
Para a prática e desenvolvimento de habilidades tecnológicas, o IFRN disponibiliza um laboratório de informática com computadores modernos, todos conectados à internet e equipados com softwares específicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso. Além disso, há uma videoteca com materiais audiovisuais de apoio que enriquecem o processo de aprendizagem.
O suporte pedagógico é garantido por uma sala de atendimento de tutoria, onde os estudantes podem receber orientações diretamente dos tutores e professores. A organização e a coordenação das atividades administrativas são realizadas em uma secretaria acadêmica e coordenação de polo, que oferece apoio tanto para os alunos quanto para os docentes.
Toda a infraestrutura do campus foi projetada para garantir acessibilidade a pessoas com necessidades educacionais específicas. As instalações seguem as orientações da Portaria Ministerial nº 1.679/99, contando com rampas de acesso, portas adaptadas para cadeirantes, banheiros acessíveis e carteiras adequadas para canhotos. Essa atenção às necessidades específicas reforça o compromisso do IFRN com a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os seus estudantes.
A estrutura física não apenas oferece condições ideais para a realização de atividades pedagógicas e administrativas, mas também contribui para a permanência dos alunos no curso, garantindo um ambiente acolhedor e interativo. Além das salas e laboratórios, o campus possui áreas de convivência, pátio de alimentação e estacionamento, promovendo a integração da comunidade acadêmica.
Requisitos e Formas de Acesso
O curso de Especialização em Educação Inclusiva, na modalidade a distância, é destinado preferencialmente a educadores e profissionais da educação, portadores de diploma de graduação – licenciatura, bacharelado ou tecnólogo – expedido por Instituição de Ensino Superior regularmente reconhecida, que atuam nas redes públicas de ensino.
O acesso ao curso acontecerá por meio de processo seletivo, podendo ser visto atraves de processoseletivo.ifrn.edu.br.
Estrutura Curricular
A estrutura curricular do curso observa as determinações legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96), da Resolução CNE/CES nº 01/2007, e do Projeto Político-Pedagógico do IFRN.
Entre os princípios e diretrizes que fundamentam este curso, destacam-se:
- • Política da Igualdade
- • Ética da Identidade
- • Inter e Transdisciplinaridade
- • Contextualização e Flexibilidade
- • Intersubjetividade
- • Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão
O curso é composto por 450 horas totais, sendo 405 horas destinadas às disciplinas e 60 horas ao trabalho de conclusão de curso (TCC).
Para maiores informações, acesse este documento que mostra toda a estrutura e matriz curricular na íntegra.
Projeto Político Pedagógico
Para ter acesso a todo o documento do Projeto Político Pedagógico, acesse aqui.
Para maiores informações, acesse este documento que mostra todos os detalhes do curso de pós-graduação em Educacão Inclusiva.