Especialização em Educação Profissional

O Curso de Especialização em Educação Profissional na modalidade a distância tem como objetivo geral formar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu para atuar no campo da educação profissional, de forma política, técnica e ética, considerando as peculiaridades desse campo de atuação.

Para isso, são relevantes os seguintes objetivos específicos:

Neste curso, a educação profissional é compreendida como processo que contribui para a formação cidadã e para a emancipação dos sujeitos, uma vez que possibilita a inserção de homens e mulheres no mundo do trabalho, elevando o nível de qualificação e requalificação profissional e favorece alcances no âmbito pessoal e acadêmico, pautada em bases científicas, tecnológicas, culturais e ético-político. Essa formação tem como foco a integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, bem como o fortalecimento do nexo ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, a educação profissional se constitui um processo de humanização e socialização para a participação na vida social e, ao mesmo tempo, de qualificação para o trabalho, mediado pela (re)construção de conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.

É deste modo que neste projeto de curso estão definidas as diretrizes pedagógicas para a organização e funcionamento desse curso, tomando por base a função social do IFRN, os princípios e diretrizes explicitadas no seu atual Projeto Político-Pedagógico (PPP), na legislação educacional vigente, nas necessidades e demandas. profissional.

Coordenador:
Contato:

O egresso do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância deverá apresentar como perfil profissional:

  • Desenvolver atividades que tenham como objetivo a produção de conhecimentos no campo da educação profissional;
  • Planejar, implementar e avaliar ações relativas à educação profissional que contemplem a inter-relação ensino, pesquisa e extensão;
  • Implementar de forma ética e política programas e projetos no campo da educação profissional;
  • Atuar como gestor de programas e projetos no campo da educação profissional;
  • Utilizar tecnologias da informação e comunicação para a melhoria das atividades no campo da educação profissional.

A natureza do curso implica uma organização curricular e didático-pedagógica pautada na integração e na contextualização de conhecimentos que envolvem metodologias de caráter interdisciplinar, as quais possibilitem, ao mesmo tempo, um diálogo com as bases científicas, com a vida em sociedade, com a atividade produtiva e com as experiências subjetivas, favorecendo, aos estudantes, uma formação integral.


A estrutura física necessária ao funcionamento do Curso de Especialização em Educação Profissional, na modalidade a distância, compreende a seguinte caracterização:

Quantificação e descrição das instalações necessárias ao funcionamento do curso.

Qtde. Espaço Físico Descrição

08 Salas de Aula, com 40 carteiras, condicionador de ar, disponibilidade para utilização de computador e projetor multimídia.
01 Sala de Projeções. Com 60 cadeiras, projetor multimídia, computador, televisor e DVD player.
01 Sala de videoconferência. Com 40 cadeiras, equipamento de videoconferência, computador e televisor.
01 Auditório. Com 100 lugares, projetor multimídia, computador, sistema de caixas acústicas e microfones.
01 Biblioteca. Com espaço de estudos individual e em grupo, e acervo
bibliográfico e de multimídia específicos.
01 Laboratório de Informática Com 20 máquinas, softwares e projetor multimídia.
01 Laboratório de línguas estrangeiras Com 40 carteiras, projetor multimídia, computador, televisor, DVD player e equipamento de som amplificado.


O Curso de Especialização em Educação Profissional na modalidade a distância destina-se a portadores de Diploma de Graduação outorgado por Instituição Superior de Educação reconhecida pelo Ministério da Educação.

O acesso ao curso será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, prioritariamente, para profissionais da educação atuantes na rede pública de ensino. No caso da primeira oferta, as vagas serão destinadas, também, a servidores efetivos do IFRN.


A estrutura curricular do Curso de Especialização em Educação Profissional na modalidade a distância, atende as determinações legais presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº. 9.394/96), na Resolução CNE/CES nº. 01/2007 e no Projeto Político-Pedagógico do IFRN (2012).

Dentre os princípios e as diretrizes que fundamentam este curso, destacam-se: a formação profissional do pesquisador em educação, o fortalecimento da pesquisa acadêmica em Educação Profissional, a produção e socialização de conhecimentos científicos, humanistas, culturais e tecnológicos, a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O curso está organizado em cinco módulos compostos por 9 disciplinas e 2 seminários, com carga-horária total de 435 horas, sendo 30 horas para o trabalho de conclusão do curso.

Nesses módulos permeiam a teoria e a prática de forma dialógica, contextualizada, interdisciplinar e flexível em todo o currículo, culminando com a elaboração e apresentação de trabalho científico.


Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Especialização em Educação Profissional.