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Especialização em Lí­ngua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar

O Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar tem como objetivo geral especializar professores para planejar e executar projetos transdisciplinares, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com transversalidade em Ética e Cidadania, utilizando, de forma crítica, as novas tecnologias da informação e comunicação – NTIC.

Atualmente, o curso é ofertado nos polos de apoio presenciais de Caraúbas, Caicó, Cuité de Mamanguape/PB, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Coordenador: Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
Contato: (84) 3092-8920 | esplm.ead@ifrn.edu.br

Perfil Profissional

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de Língua Portuguesa e Matemática e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:

  • Contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática a partir de uma perspectiva transdisciplinar;
  • Usar os conhecimentos adquiridos em favor de uma prática docente na perspectiva da interligação de saberes;
  • Usar as novas tecnologias da informação e da comunicação a favor da melhoria da prática docente cotidiana;
  • Saber monopolizar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em práticas docentes, no mínimo, interdisciplinares; e
  • Atuar de forma interdisciplinar ou transdisciplinar em práticas que provoquem a transversalidade da ética e da cidadania.

A natureza do curso exige metodologias interdisciplinares com estratégias participativas, laboratoriais e oficinas práticas, que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência inter e/ou transdisciplinar, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

O IFRN goza de plenos direitos para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância concedidos pela Portaria de autorização nº 871, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação. Ademais, aliada a sua experiência em EaD, na produção de teleaulas para o curso a distância do Proitec, dispõe de infra-estrutura física para realização de cursos na modalidade a distância.

O Quadro 2 deste documento apresenta a estrutura fí­sica necessária ao funcionamento do Curso de Especialização em Lí­ngua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar, na modalidade a distância. O Quadro 3 deste documento apresenta a relação da estrutura física mí­nima necessária nos polos de funcionamento dos cursos.

As experiências de educação a distância mostram que o processo de ensino e aprendizagem são mais ricos quando podem contar com polos de atendimento. Um indicador importante é a queda nos índices de evasão quando se dispõe desses ambientes de estudo, onde podem contar com uma infra-estrutura de atendimento e local para estudos, além de orientação e apoio efetivo dos tutores. Assim, os polos estabelecem e mantêm o ví­nculo dos estudantes com a entidade executora e deverão, portanto, funcionar como laboratórios pedagógicos com equipamentos que serão utilizados ao longo do processo ensino-aprendizagem.

Em relação ao processo ensino-aprendizagem, nos polos, serão realizadas aulas presenciais ou via videoconferência, teleaulas, tutoria presencial, estudos individuais ou em grupo, avaliações presenciais de conteúdo e institucionais. Para dar suporte a esse processo ensino-aprendizagem, a infraestrutura dos polos deverá contar com computadores com acesso à Internet banda larga e webcam (assessório que permitirá ao educando não apenas a assistir as videoconferências, mas também a interagir com os orientadores a distância), além de telefone ou outros meios que venham a ser necessários para que possa ocorrer a tutoria a distância.

Ademais, cada polo colaborará com o desenvolvimento regional, uma vez que poderá contar com atividades diversificadas, como cursos de extensão, atividades culturais e consultoria para a comunidade.

Além disso, os polos deverão contar com outros equipamentos e materiais para uso didático, tais como: revistas, obras literárias, softwares especí­ficos, materiais didáticos para oficina, televisores, videocassetes, CD’s e DVD’s, projetores de slides e projetores multimídia.

Os polos também deverão estar adaptados à recepção e permanência de estudantes e profissionais com necessidades educacionais especiais. Para tanto, devem contar, em sua infraestrutura fí­sica, com rampas de acesso, portas que permitam a entrada de cadeira de rodas, banheiros adaptados, carteiras para canhotos etc. Cada polo deverá contar com uma biblioteca com, pelo menos, 500 exemplares de livros na área do curso e de áreas afins, incluídos, entre eles, os livros que constam na bibliografia básica de cada disciplina oferecida no Curso (cf. item 10: Conteúdo Programático).

É fundamental que os polos disponham dessa infraestrutura mí­nima, uma vez que ele contribui sobremaneira para a permanência do estudante no curso, estabelecendo interatividade entre o estudante e a entidade executora e propiciando um ambiente adequado ao pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Requisitos e Formas de acesso

O curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar destina-se a portadores de Diploma de Ní­vel Superior em Licenciatura em Letras ou Matemática ou ainda em Pedagogia que estejam atuando, circunstancialmente, em sala de aula com as disciplinas de Lí­ngua Portuguesa e/ou Literatura e/ou Redação, ou Matemática. O acesso ao curso poderá ser feito através de processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para um total de aproximadamente 40 vagas por turma a serem ofertadas nos polos de Natal, Parnamirim, Grossos, Caraúbas e Luís Gomes.

O curso de especialização na modalidade a distância Ensino de Lí­ngua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar oferece um total de 290 (duzentas e noventa) vagas, que se destinam exclusivamente aos profissionais efetivos da rede municipal de ensino, distribuí­das em 7 polos, da seguinte forma:

  • 50 (cinquenta) vagas para o polo de Natal;
  • 40 (quarenta) vagas para o polo de Parnamirim;
  • 40 (quarenta) vagas para o polo de Caraúbas;
  • 40 (quarenta) vagas para o polo de Grossos;
  • 40 (quarenta) vagas para o polo de Caicó;
  • 40 (quarenta) vagas para o polo de Luiz Gomes;
  • 40 (quarenta) vagas para o polo de Santa Cruz.

A seleção constará de uma etapa, de caráter classificatório e eliminatório, e será realizada por meio de análise do curriculum acadêmico e do histórico acadêmico dos candidatos inscritos, conforme critérios estabelecidos no Edital nº23/2010 PROEN/IFRN.

Para a oferta deste curso, além da seleção para os alunos, será necessária também a seleção de um coordenador de curso, de 09 professores que atuarão como coordenadores de disciplina e um tutor, para cada 40 alunos, por disciplina.

Estrutura curricular

A estrutura curricular do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar, na modalidade a distância, observa as determinações legais presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº. 9.394/96), na Resolução CNE/CES nº. 01/2007 e no Projeto Político-Pedagógico do IFRN.

O curso está organizado em cinco módulos compostos por duas disciplinas de 40 horas, com uma carga-horária total de 400 horas, sendo 360 horas destinadas as disciplinas e 40 horas ao Trabalho de Conclusão do Curso.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) , É componente curricular obrigatório para a obtenção do título de Especialista. Corresponde a uma produção acadêmica que expresse as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Projeto Político Pedagógico

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Especialização em Lí­ngua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar.

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