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Especialização em Literatura e Ensino

O curso de especialização na modalidade a distância em Literatura e Ensino tem por objetivo a qualificação de professores para planejar e executar projetos, na área de Literatura e Ensino, utilizando, de forma crítica, as novas tecnologias da informação e comunicação – NTIC.

Atualmente, o curso é ofertado nos polos de apoio presenciais de Caraúbas, Cuité de Mamanguape/PB, Grossos, Marcelino Vieira, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Coordenador: Marília Gonçalves Borges Silveira
Contato: (84) 3092-8933 | esple.ead@ifrn.edu.br

Perfil Profissional

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de Língua Portuguesa, é preciso que esse profissional apresente um perfil que esteja sintonizado com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação. Desse pressuposto, tal profissional deverá ser capaz de:

  • Contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em literatura;
  • Usar os conhecimentos adquiridos em favor de uma práxis na perspectiva do ensino de literatura em sala de aula;
  • Usar as novas tecnologias da informação e da comunicação a favor da melhoria da prática docente cotidiana;
  • Saber manipular os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de Especialização em Literatura e Ensino;
  • Planejar e executar projetos na área de Literatura e Ensino

A natureza do curso exige metodologias e estratégias de intervenção participativas, laboratoriais e oficinas práticas, que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

O IFRN goza de plenos direitos para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância concedidos pela Portaria de autorização nº 1050, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação. Ademais, aliada a sua experiência em EaD, na produção de teleaulas para o curso a distância do ProITEC, dispõe de infraestrutura física para realização de cursos na modalidade a distância.

Além disso, os polos deverão contar com outros equipamentos e materiais para uso didático, tais como: revistas, obras literárias, softwares específicos, materiais didáticos para oficina, televisores, videocassetes, CD’s e DVD’s, projetores de slides e projetores multimídia.

Os polos também deverão estar adaptados à recepção e permanência de estudantes e profissionais com necessidades educacionais especiais. Para tanto, devem contar em sua infra-estrutura física com rampas de acesso, portas que permitam a entrada de cadeira de rodas, banheiros adaptados, carteiras para canhotos etc.

Cada polo deverá contar também com uma biblioteca com, pelo menos, 270 exemplares de livros na área do curso e de áreas afins, incluídos, entre eles, os livros que constam na bibliografia básica de cada módulo oferecido no Curso.

Os alunos do curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distância, além de terem acesso às obras literárias para estudos e pesquisas nos polos, podem contar com a infraestrutura da Biblioteca Sebastião Fernandes, do IFRN, e do acervo geral e específico da área de Língua Portuguesa.

É fundamental que os polos disponham dessa infraestrutura mínima, uma vez que ela contribui sobremaneira para a permanência do estudante no curso, estabelecendo interatividade entre o estudante e a entidade executora e propiciando um ambiente adequado ao pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas.

O Curso utiliza a plataforma Moodle como principal meio de contato entre o aluno e a instituição. Serão elaboradas, através dessa plataforma, as ferramentas específicas de interação com os professores, tutores e alunos, tais como fóruns, chats e correio eletrônico.

O conteúdo dos módulos deverá ser sistematizado em diferentes formatos, a seguir especificados:

  • Material impresso, relacionado com o conteúdo disposto na plataforma (um roteiro de estudo para cada módulo);
  • Textos em formato eletrônico (doc ou pdf), em número não especificado por módulo;
  • Teleaulas, sendo uma por módulo, que serão encaminhadas aos polos em mídia eletrônica (dvd);
  • Videoconferências, sendo uma por módulo, previamente agendadas com os alunos;
  • Material bibliográfico básico nos polos de ensino.

Requisitos e Formas de acesso

É realizada uma seleção que consta da análise de Curriculum, de caráter classificatório e eliminatório, em que serão considerados: a inscrição devidamente realizada com documentação completa e no prazo estabelecido; a formação mínima necessária para concorrer à vaga por curso ofertado; documentação comprobatória conforme itens especificados no edital 23/2010 no quadro 3 (itens de avaliação do curriculum): trabalho científico completo publicado na área ou em área afim; apresentação de trabalho em evento científico – congresso, seminário, fórum, colóquio – ou área afim; exercício docente na área ou área afim).

Em caso de empate, adotar-se-ão os seguintes critérios para o desempate:

  • a) for idoso no âmbito do artigo 27, parágrafo único da Lei n° 10.741/03;
  • b) tiver mais tempo de experiência docente, em meses, de acordo com o item D do Quadro 3 DO EDITAL 23/2010;
  • c) maior somatória das notas dos itens A, B e C do Quadro 3 do edital 23/2010 que se refere à avaliação do curriculum acadêmico;
  • d) maior idade.

Estrutura curricular

O Curso de Especialização na Modalidade a Distância: Lliteratura e Ensino está fundamentado nos dispositivos legais que tratam dos cursos de especialização na modalidade a distância, a saber:

  • No Decreto nº. 5.622, de dezembro de 2005, que regulamenta o artigo 80 (que trata da educação a distância) da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
  • No Parecer CNE/CES nº. 142/2001 e Resolução nº. 1, de 3 de abril de 2001, que estabelecem normas de funcionamento para cursos de pós-graduação;
  • Na Portaria nº. 871, de 07 de abril de 2006, que permite ao Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Rio Grande do Norte ministrar, em caráter experimental, cursos lato sensu a distância;
  • Na Resolução no. 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização.

A concepção e a organização do Curso de Especialização na Modalidade a Distância: literatura e ensino estão apoiadas nos princípios filosóficos, legais e pedagógicos que embasam o Projeto Político-pedagógico do IFRN e nas políticas para educação a distância presentes neste documento. Entre eles, podemos citar como princípio fundamental a unidade teoria-prática, que conduz a um fazer pedagógico em que métodos ativos como pesquisas, projetos e seminários, entre outras atividades, estão presentes em todas as unidades curriculares, desde o primeiro período, buscando, além dessa interação, a percepção da complexidade do real a partir da (re)ligação/(re)significação dos saberes.

O curso está organizado em 11 (onze) disciplinas instrucionais agrupadas em 5 (cinco) módulos, ministradas sequencialmente.

Projeto Político Pedagógico

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Literatura e Ensino.

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