Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados
O Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade Educação a Distância presente tem como objetivo ofertar formação pedagógica, para profissionais graduados, não licenciados, capacitando-os para o exercício do magistério na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com os Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
Coordenador: Claudia Pereira de Lima Parente
Contato: (84) 3092-8927 / claudia.lima@ifrn.edu.br
O Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional é destinado a portadores de diploma de nível superior, Bacharel, Engenharia ou Tecnólogo, não Licenciados, de áreas de conhecimento que tenham aderência aos eixos Tecnológicos de atuação do IFRN e com o curso de graduação inicial do candidato.
A descrição do perfil do egresso e do campo de atuação do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, atende a Resolução CNE/CP no 2/2015 e a proposta pedagógica é estruturada para que o estudante venha a consolidar, ao longo de sua formação, as capacidades:
- Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
- Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação profissional;
- Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação profissional;
- Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
- Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
- Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
- Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
- Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
- Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
- Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e acondicionam.
O Quadro 3, presente neste documento, apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso Superior de Licenciatura: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade Educação a Distância.
Além disso, o Campus EaD conta com:
- Rednet institucional;
- Provedor de Internet do IFRN;
- Ambiente virtual de aprendizagem, gerenciado pelo Campus EAD;
- Profissionais capacitados em nível de mestrado na modalidade EaD;
- Um estúdio de produção multimídia;
- Uma sala de produção de material multimídia;
- Uma sala de redação;
- Duas ilhas de edição;
- Um estúdio;
- Uma sala de reuniões e estudo;
- Duas salas para as coordenações de curso;
- Uma sala para a Direção Geral;
- Uma sala de Coordenação de Cursos Técnicos e FIC;
- Uma sala de Coordenação de Cursos Superiores e de Pós-graduação;
- Videoteca.
Para ingressar Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade Educação a Distância os candidatos deverão ter concluído Curso de graduação/ou equivalente.
O acesso ao curso poderá ser feito através de processo seletivo, aberto ao público de acordo com a publicação de Edital.
A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime de crédito, com período semestral, com 2.550 horas destinadas à formação docente (considerando que são 2.250 horas de disciplinas obrigatórias e o mínimo de 300 horas de disciplinas eletivas), 184 horas a atividades complementares e 1.000 horas à prática profissional, totalizando a carga horária de 3.734 horas.
Trabalho de Conclusão de Curso
Para os cursos superiores de Licenciatura, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), é componente curricular obrigatória para a obtenção do título de Licenciado e será materializado por meio de uma monografia.
O trabalho de conclusão de curso corresponde a uma produção acadêmica que expresse as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como os conhecimentos adquiridos durante o curso. O TCC será elaborado no último período do curso, podendo desenvolver pesquisas específicas ou verticalizar os conhecimentos construídos nos projetos integradores.
A carga-horária total de disciplinas eletivas será de cumprimento obrigatório pelo estudante, embora seja facultada a escolha das disciplinas a serem integralizadas.
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