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Licenciatura: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade EaD

O Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade Educação a Distância presente tem como objetivo ofertar formação pedagógica, para profissionais graduados, não licenciados, capacitando-os para o exercício do magistério na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com os Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Coordenador: Claudia Pereira de Lima Parente

Contato: (84) 3092-8915

Perfil Profissional

O Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional é destinado a portadores de diploma de nível superior, Bacharel, Engenharia ou Tecnólogo, não Licenciados, de áreas de conhecimento que tenham aderência aos eixos Tecnológicos de atuação do IFRN e com o curso de graduação inicial do candidato.

A descrição do perfil do egresso e do campo de atuação do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, atende a Resolução CNE/CP no 2/2015 e a proposta pedagógica é estruturada para que o estudante venha a consolidar, ao longo de sua formação, as capacidades:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação profissional;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação profissional;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
  • Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
  • Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e acondicionam.

Recursos Didáticos e Infraestrutura

O Quadro 3, presente neste documento, apresenta a estrutura física necessária ao funcionamento do Curso Superior de Licenciatura: Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade Educação a Distância.

Além disso, o Campus EaD conta com:

  • Rednet institucional;
  • Provedor de Internet do IFRN;
  • Ambiente virtual de aprendizagem, gerenciado pelo Campus EAD;
  • Profissionais capacitados em nível de mestrado na modalidade EaD;
  • Um estúdio de produção multimídia;
  • Uma sala de produção de material multimídia;
  • Uma sala de redação;
  • Duas ilhas de edição;
  • Um estúdio;
  • Uma sala de reuniões e estudo;
  • Duas salas para as coordenações de curso;
  • Uma sala para a Direção Geral;
  • Uma sala de Coordenação de Cursos Técnicos e FIC;
  • Uma sala de Coordenação de Cursos Superiores e de Pós-graduação;
  • Videoteca.

Requisitos e Formas de acesso

Para ingressar Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na modalidade Educação a Distância os candidatos deverão ter concluído Curso de graduação/ou equivalente.

O acesso ao curso poderá ser feito através de processo seletivo, aberto ao público de acordo com a publicação de Edital.

Estrutura curricular

A matriz curricular do curso está organizada por disciplinas em regime de crédito, com perí­odo semestral, com 2.550 horas destinadas à formação docente (considerando que são 2.250 horas de disciplinas obrigatórias e o mí­nimo de 300 horas de disciplinas eletivas), 184 horas a atividades complementares e 1.000 horas à prática profissional, totalizando a carga horária de 3.734 horas.

Trabalho de Conclusão de Curso

Para os cursos superiores de Licenciatura, o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), é componente curricular obrigatória para a obtenção do título de Licenciado e será materializado por meio de uma monografia.

O trabalho de conclusão de curso corresponde a uma produção acadêmica que expresse as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como os conhecimentos adquiridos durante o curso. O TCC será elaborado no último perí­odo do curso, podendo desenvolver pesquisas especí­ficas ou verticalizar os conhecimentos construídos nos projetos integradores.

A carga-horária total de disciplinas eletivas será de cumprimento obrigatório pelo estudante, embora seja facultada a escolha das disciplinas a serem integralizadas.

Projeto Político Pedagógico

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Letras Espanhol.

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