Debate sobre territorialidade, Plano Nacional de Educação e minicursos são os destaques do terceiro dia do VII Encontro Nacional do EJA-EPT
Durante a tarde, o Campus Natal-Central sediou as duas últimas mesas de debate do evento, em que se discutia sobre o mercado de trabalho para os estudantes egressos e também sobre os rumos da política do EJA-EPT no Plano Nacional de Educação.
28 de novembro de 2024
Nesta quarta-feira (27/11), houve a realização de minicursos e oficinas na sede do Campus Natal-Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para profissionais do EJA-EPT de diferentes institutos federais do país, onde foram debatidas desde narrativas educacionais até o uso da inteligência artificial para o cotidiano do docente.
Durante a tarde, o Campus Natal-Central sediou as duas últimas mesas de debate do evento, em que se discutia sobre o mercado de trabalho para os estudantes egressos e também sobre os rumos da política do EJA-EPT no Plano Nacional de Educação.
Os docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Graças Passos, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), debateram sobre as transformações no mundo trabalho, território e trabalhadores-estudantes de Educação de Jovens e Adultos com Ensino Profissionalizante (EJA-EPT). A mediação foi da professora Clisivânia Duarte de Souza, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
O tema pode parecer confuso, mas o debate é necessário, porque elas discutiram que o EJA-EPT precisa se adaptar à realidade socioeconômica da região onde atua. Além disso, os estudantes precisam conciliar os estudos com o seu cotidiano, já que boa parte deles está trabalhando e estudando simultaneamente.
Durante o encontro, a professora Graças Passos comentou a respeito dos 30 anos de trabalho como professora do EJA-EPT no estado do Amazonas, onde, inicialmente, alguns alunos demoravam seis dias para chegar a escola agrícola, agroecológica e florestal, uma vez que o deslocamento de uma cidade a outra era através dos rios.
Outra dificuldade dos estudantes é a de criar conexões e vínculos. Neste bate-papo, ela comentou um pouco da realidade dos amazonenses no projeto. “Por mais que tenham havido avanços tecnológicos, boa parte dos jovens ainda é muito carente (de conversa e ensino). Por isso, me preocupo em sempre conversar com os alunos. Eles sabem que podem contar comigo”, comentou a professora.
“Os Rumos da Política da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos” foi o tema da segunda mesa-redonda com o professora Alessandra Paulon (IFRJ) e Flávia Xerez, que é Secretária da SETEC, do Ministério da Educação (MEC).
Para Paulon, representante da equipe do EJA-EPT pelo instituto fluminense, este é o momento de criar proposições políticas para esta modalidade de ensino.
“A gente entende que a Rede Federal é uma rede que educa jovens e adultos trabalhadores. Então, eu parto do princípio como professora, como cidadã e como gestora que sou hoje, que o nosso papel, a nossa obrigação, é trabalhar com essas centenas de milhares, com esses milhões de jovens e adultos que tiveram o seu direito à educação privado, tirado deles, e que podem e devem elevar a sua escolaridade com uma qualificação profissional”, disse a professora.
O trabalho do MEC, na visão de Flávia Xerez, por sua vez, é ouvir os anseios dos docentes e formular políticas públicas relacionadas ao tema.
“Esperamos trabalhar continuamente, juntos, para que a política de EJA-EPT se consolide e dê realmente oportunidade a essas quase 70 milhões de pessoas que não têm educação básica completa”, completou.
Quinta-feira é o encerramento do evento
Na manhã desta quinta-feira, haverá o encerramento do evento. Pela manhã, haverá o debate sobre as “Sistematizações de apresentações das mesas de Relatos de Experiências e Comunicações Orais” e apresentação da carta final do evento por Guilherme Reichwald Júnior, Ivanir Ribeira e Suzana Pozzer.
À tarde, por sua vez, haverá a cerimônia do evento, com palestra de “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas”, com a palestrante Maria Margarida Machado. Posteriormente, haverá a mesa de encerramento, onde será apresentada a sede do próximo encontro.
Sobre a abertura do evento
Nesta segunda-feira (25/11), houve a abertura da oitava edição do Encontro Nacional dos Trabalhadores do EJA-EPT, no bairro da Cidade da Esperança, às 19 horas. O evento teve como tema principal “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas”. Ele vem responder o seguinte questionamento: como estimular a abertura de mais vagas para essa modalidade de ensino?
A cerimônia de abertura contou com a apresentação do documentário “Sempre é tempo de aprender: histórias da EJA-EPT no IFRN”, feito por bolsistas do projeto EJA-EPT do Instituto, em parceria com a equipe do Campus Natal-Zona Leste. Na ocasião, a banda experimental do Campus Jucurutu realizou um show para o público presente.
Fechando o primeiro dia, houve a palestra “Expansão da EJA integrada à EPT: disputas no contexto das políticas públicas”, com os professores Ana Lúcia Henrique e Dante Henrique Moura.
O professor Dante Henrique Moura debateu com trabalhadores envolvidos com o EJA-EPT dentro dos Institutos Federais sobre as mudanças ocorridas no Plano Nacional de Educação (PNE), que vai ser renovado para os próximos 10 anos.
Durante o segundo dia do evento nacional, as atividades se concentraram nos campi Natal-Central e Zona Leste. As atividades do Encontro serão realizadas nos campi Natal-Central e Natal-Zona Leste, na Avenida Senador Salgado Filho, bairro do Tirol.
Segundo dia do evento
No segundo dia, os professores discutiram a respeito da ampliação das vagas. O professor Adriano Larentes da Silva esteve no bate-papo com a professora Izanny Brito sobre a “Concepção de integração e currículo integrado na EJA-EPT”.
A docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e uma das coordenadoras do evento comentou que este debate representa uma forma de criar propostas de como estimular o aumento de vagas para estes estudantes na Rede Federal, evitando assim a evasão escolar dos estudantes.
Em paralelo às mesas-redondas, também houve um espaço de apresentação de trabalhos e realização de minicursos, no qual estudantes de todo o país debateram sobre os casos de sucesso do EJA-EPT na Rede Federal.
Para acompanhar todas as atividades, acesse o site oficial do evento.