DIÁLOGOS IFRN: Clique aqui e assista à reunião

O Campus Avançado Natal – Zona Leste recebeu nesta terça-feira (10) a equipe gestora da Reitoria do IFRN durante o projeto Diálogos IFRN. O objetivo do evento foi proporcionar uma reunião com a comunidade acadêmica, presidida pelo reitor José Arnóbio Araújo Filho em conjunto com o Diretor-Geral do Campus, José Roberto Oliveira dos Santos, estabelecendo um diálogo sobre as questões da gestão administrativa e acadêmica.

Mais informações

Durante os Diálogos IFRN realizados até agora, os temas mais abordados foram o retorno híbrido/presencial às aulas, a reestruturação da Pró-Reitoria de Administração (Proad/IFRN), os serviços digitais como apoio ao ensino e a necessidade de ampliar as divulgações institucionais. Sobre o retorno híbrido presencial das aulas, a diretora pedagógica do IFRN, Amélia Reis, representando a Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN), destacou que a comissão de diretrizes pedagógicas vêm discutindo com toda a comunidade a situação da pandemia, estabelecendo propostas de formatos para o retorno que serão votadas pelos conselhos competentes. O retorno híbrido poderá acontecer a partir de novembro de 2021, quando inicia o segundo semestre letivo, mas depende da situação da pandemia e dos encaminhamentos aprovados pelos conselhos.

A reunião tem início com a fala da diretora ou do diretor-geral do campus e, em seguida, do reitor José Arnóbio. Além de fazer uma apresentação sobre as ações mais importantes de cada pró-reitoria ou diretoria sistêmica nesses primeiros oito meses de sua gestão, o reitor vem destacando a importância de acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 1453/2021. “Esse projeto pode acarretar a quebra do princípio da gestão democrática nos Institutos Federais, pois propõe que não sejam mais realizadas eleições para diretores-gerais de campi, além de querer impor a lista tríplice para reitor. Precisamos defender o princípio democrático de nossas instituições”.

Em relação à reestruturação da Proad/IFRN, o reitor José Arnóbio esclareceu que a proposta inicial trazida pela comissão responsável foi encaminhada de volta aos campi para que a comunidade possa avaliar e propor modificações. “A mudança aprovada será resultado dos debates entre os servidores que atuam na área e toda a administração. Estamos ainda construindo a proposição, buscando uma solução que atenda as necessidades administrativas e levem em consideração as realidades locais de cada campus”, explicou.

Sobre os serviços digitais, o diretor de Gestão em Tecnologia da Informação, André Gustavo, explicou que é uma demanda que veio para ficar e mesmo após a pandemia continuará existindo. O diretor enfatizou que sua equipe vem estudando os cenários e possibilidades e que a ampliação dos serviços já ofertados através dos e-mails institucionais (acadêmico e escolar, liberados através do Suap) depende da existência de recursos orçamentários. Sobre as divulgações institucionais, a assessora de Comunicação Social e Eventos, Clara Bezerra, citou a implantação de núcleos especializados aos trabalhos da área e o projeto de Extensão Além dos Muros do IFRN, como ações para buscar a ampliação das divulgações.

Promovidos pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), o Diálogos IFRN teve início no dia 26 de julho no Campus Santa Cruz e, ao longo da sua realização, já passou por praticamente todos os campi, com exceção do Campus Canguaretama.

Cronograma do Diálogos IFRN