Do campus aos palcos: veja os eventos de destaque em que o IFRN/ZL participou em 2024 

A participação do campus em reuniões e congressos educacionais reafirma o compromisso da instituição com a inovação, aprendizado e inclusão.  

Durante o ano de 2024, servidores, bolsistas e estagiários do Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) marcaram presença em diversos eventos relevantes para o aprofundamento e melhoria da qualidade de Ensino a Distância (EaD) no estado e no país. Dentre os destaques, estão o Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, o Simpósio de Educação, o Encontro Nacional do Moodle, o Encontro Nordestino de Educação a Distância, o Intercom, o Congresso Nacional de Educação (Conedu), o VI Seminário Internacional de Educação a Distância (Semead) e o Setembro Multicor. 

Os congressos reúnem pessoas com interesses comuns em determinada área do conhecimento, prática profissional ou tema específico. Eles procuram promover o intercâmbio de informações, discussão de novas ideias, apresentação de pesquisas, avanços científicos e o fortalecimento de redes de contato entre os participantes. Por isso,  a participação do campus nessas reuniões e encontros é de extrema importância para fortalecer o compromisso da instituição com a inovação, aprendizado e inclusão a fim de se manter como referência de EaD.

Além do impacto institucional, a presença em eventos como os citados anteriormente tem efeitos significativos na vida tanto profissional quanto pessoal dos participantes e contribuintes. A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento ao Discente, Izabelle Cristina, comprova esse fenômeno a partir do seu relato no V Congresso Nordestino de Educação a Distância.

“Para minha bagagem profissional, minha bagagem de professora, foi extremamente bacana, muito agregador, foi só alegria e muita gratidão em poder partilhar esse momento tão enriquecedor, um momento de aprendizagem. Nós pudemos deixar nossa semente lá. Foram três dias maravilhosos de trocas de conhecimento, de conhecer profissionais de outros institutos, de universidades; e tenho certeza que vem muita coisa boa desse intercâmbio de saberes que fizemos.” relatou Izabelle.

X CIPA 

O X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica aconteceu em maio na capital baiana, Salvador, e recebeu dois servidores do IFRN/ZL. A professora Patrícia Carla e o professor Gueidson Pessoa puderam participar de diversas discussões acerca de temáticas como resistência, empoderamento e memória, além de apresentar dois trabalhos: um sobre a trajetória de pesquisa do grupo de estudos do IFRN-Zona Leste acerca do tema, que contou com a colaboração da professora Luciane Almeida, e outro sobre a narrativa e resultados de uma pesquisadora e ex-aluna do campus, Luênia Tavares. 

“O evento trouxe pesquisadores renomados, professores e autores pioneiros da área, referências para nós. Conhecer estudos e pesquisadores da área, ter acesso às novidades das pesquisas, as partilhas com colegas de vários lugares e instituições, apresentar nossas pesquisas e muitas aprendizagens foram alguns impactos deixados. Foi um evento excelente, muito bem organizado, voltamos com as bagagens repletas de novas ideias para futuros projetos.” comentou Patrícia. 

O Cipa é um fórum voltado para o debate de questões relacionadas às pesquisas biográficas e autobiográficas, levando em consideração a narrativa, método de pesquisa qualitativa e dispositivos de pesquisa-formação. 

Simpósio de Educação 

A quinta edição do Simpósio de Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte marcou o mês de maio com minicursos, mostras, oficinas e conferências baseadas no tema “Educação, Transformação Social e Relações de Trabalho”. O evento contou com a presença de nomes importantes e ativos na educação brasileira como o ator Lázaro Ramos e o professor Leandro Karnal, o qual ministrou uma palestra sobre como a educação realiza transformações sociais.

O Simpósio de Educação é uma oportunidade que o IFRN oferece para que discussões sejam levantadas sobre temas contemporâneos voltados para a educação e formação de indivíduos que são ativos na sociedade. 

Moodle Moot Brasil 2024 

Professor do Natal-Zona Leste, Wagner de Oliveira, no Moodle Moot Brasil (Foto: Acervo Pessoal)

O maior evento nacional sobre a plataforma Moodle, o Moodle Moot Brasil, aconteceu no mês de agosto em Brasília (DF) e reuniu representantes de instituições que utilizam o sistema como ambiente virtual de aprendizagem.

O diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, professor Wagner Oliveira, participou do encontro e relatou que a “presença no Moodle Moot permitiu conhecer novas práticas e tecnologias, que irão possibilitar novas ações de ensino e aprendizagem por meio do Moodle.” 

Além disso, ao final da programação do Moodle Moot Brasil 2024, foi anunciado que Natal será a próxima sede do evento, que acontecerá em novembro de 2025. A escolha do local é resultado de uma parceria com a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD) do IFRN/ZL. 

O Moodle Moot é um encontro bastante importante para os profissionais e educadores envolvidos na educação a distância do Brasil. Ele oferece uma plataforma para capacitação contínua, reflexão sobre a inovação pedagógica e fortalecimento de uma comunidade educacional mais conectada e preparada para os desafios atuais.

Intercom

O maior encontro de comunicação do Brasil, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), aconteceu em setembro na cidade de Balneário Camboriú (SC). A estagiária de Jornalismo na comunicação da Diretoria de Educação a Distância (DEAD/ZL) e estudante do mestrado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP) e Estudo da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Lara Paiva, esteve presente no congresso para ministrar uma oficina acerca da utilização do Search Engine Optimization (SEO) no meio digital e apresentar a sua pesquisa intitulada “O comparativo das pesquisas sobre consumo de produtos nostálgicos na comunicação“. 

“Foi muito importante a participação no Intercom Nacional para a minha carreira acadêmica, principalmente por mostrar uma das minhas pesquisas, cuja dissertação será muito importante para o mercado de trabalho. Além disso, vai estimular a mostrar outros trabalhos que vêm por aí, que contribuirão para a comunidade acadêmica e a história do jornalismo de Natal.”, disse Paiva.

Conedu 

O Congresso Nacional de Educação (Conedu) é um dos mais importantes eventos do Brasil com relação à área de propostas educacionais. Este ano, o congresso teve como tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio” e aconteceu em Recife (PE) no mês de setembro.

Ester Brito, estudante de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participou do Congresso Nacional de Educação (Conedu) e recentemente encerrou seu ciclo como estagiária do IFRN. Lá, ela apresentou a relevância de reduzir a distância entre os alunos e a instituição de ensino na modalidade EaD, enfatizando a importância do contato e do acompanhamento daqueles que são menos ativos na plataforma Moodle.

“Para mim, participar da 10ª edição deste congresso é uma experiência muito significativa, especialmente sendo estudante de pedagogia e atuando em uma instituição de ensino como o IFRN. Além da minha presença no evento, tive a oportunidade de apresentar um trabalho que aborda o acompanhamento dos alunos da educação a distância no Campus Natal – Zona Leste”, comentou Ester. 

V Encontro Nordestino de Educação a Distância

O professor Albérico Canário acompanhado das professoras Edneide Bezerra (Universidade Aberta do Brasil) e Izabelle Cristina (NAD)

Em novembro, aconteceu a quinta edição do Encontro Nordestino de Educação a Distância, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O evento teve como tema “Desafios para a EaD pública de qualidade socialmente referenciada” e buscou discutir tendências, novas tecnologias educacionais, metodologias de ensino, políticas públicas e os impactos da educação a distância no cenário educacional brasileiro.

 A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Edneide bezerra; o diretor acadêmico do Campus, Albérico Canário e a coordenadora do NAD, Izabelle Cristina, compareceram ao encontro para falar sobre a experiência do Campus Avançado Natal – Zona Leste no aspecto de acompanhamento pedagógico e assistência ao discente.

Semead e Setembro Multicor 

Fechando com chave de ouro o ano de eventos marcantes, o Campus Zona Leste foi palco do VI Seminário Internacional de Educação a Distância, com o tema “Semear Inovação: cultivando tendências, colhendo transformações educacionais”. Mais de 700 pessoas de diversos estados, e até mesmo de outros países, estiveram presentes no maior evento sobre EaD do Rio Grande do Norte.

 O evento buscou explorar a educação a distância em um cenário nacional e internacional, a fim de levantar discussões, reflexões e exposições sobre a área. Tendo isso em vista, a programação contou com palestras, minicursos e mesas redondas focadas na inovação como acelerador da transformação do cenário educacional.

O professor de Web Design do IFRN, Erick Bergamini, ministrou um minicurso com o título “Utilizando a gamificação como estratégia de ensino para melhorar o engajamento na EaD” que teve o objetivo de expor conteúdos que podem melhorar a qualidade das aulas e ferramentas que incentivam o engajamento dos alunos. Erick comentou sobre a sua experiência na VI edição do Semead. 

“O evento foi importante, pois eu participei de outros cursos, participei também da banca de vários artigos de pessoas de diversos lugares do país e que trouxeram pontos de vistas diferentes do que eu estou acostumado. No geral, o evento foi bem rico e agradável, tanto no quesito educacional quanto na formação docente.”

Simultaneamente ao seminário, aconteceu o Setembro Multicor, um importante evento sobre inclusão na educação que ocorre anualmente no campus. A organização é realizada pela equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) que está sob coordenação da assistente social Tatiana Gomes.

Este ano, a terceira edição do evento teve como tema “Cultivando a inclusão: narrativas e práticas na educação a distância” e foi baseado em três pilares: a saúde mental, a inclusão social de pessoas com deficiência e a conscientização sobre a cultura surda.

“O Setembro Multicor se apresenta como um evento já consolidado no calendário do nosso campus, com potência nas discussões no campo da inclusão de pessoas com deficiência, estimulando provocações e reflexões, em especial, acerca do fazer didático e pedagógico, com vistas às práticas anticapacitistas, valorização das especificidades dos indivíduos, fomentando a compreensão da deficiência enquanto modo de ser e estar no mundo”, comentou o professor Gueidson Pessoa, que participou do evento.

Olhando para o futuro

Se em 2024 o IFRN/ZL se destacou em eventos exitosos, no ano que está prestes a se iniciar, fica o desejo e o comprometimento de consolidar ainda mais o nome do campus na área da promoção e participação de eventos voltados para a educação. 

O DiretorGgeral do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, José Roberto, comentou sobre a presença da instituição nos congressos e expôs o seu desejo para 2025.


“Nesse ano de 2024, tivemos servidores do Campus Zona Leste organizando eventos, como também participando de eventos. São experiências que trazem crescimento, amadurecimento e conhecimento. É muito gratificante também poder acolher e proporcionar essa partilha, essa troca de conhecimento através dos eventos que fazemos no nosso campus. No próximo ano, a gente já começa a preparação da organização do SEMEAD que irá acontecer em 2026. Além disso, a gente mantém essa prática, a iniciativa dos nossos próprios servidores, de manter o Setembro Multicor, que é um evento que já marca, anualmente, uma das ações de inclusão, da discussão sobre a inclusão no nosso campus. Conforme as demandas chegam em processos formativos, a gente pensa em encaminhar nossos servidores para participar de eventos nacionais ou internacionais, dentro das disponibilidades e condições orçamentárias.” concluiu o Diretor-Geral.