EaD do IFRN obtém nota máxima na avaliação institucional do Ministério da Educação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) alcançou o conceito máximo no processo de recredenciamento de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Ministério da Educação (MEC). A nota 5 reflete o compromisso da instituição em expandir a educação a distância com responsabilidade e autonomia, garantindo a qualidade pedagógica do ensino oferecido pelo IFRN. A divulgação do resultado dessa avaliação ocorreu nesta quarta-feira, dia 29.

O recredenciamento institucional está inserido no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cujo propósito é analisar a qualidade do ensino proporcionado pela instituição, abrangendo não apenas os cursos, mas também o desempenho dos estudantes. Os indicadores avaliados são agrupados em cinco eixos temáticos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.

O diretor-geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste, unidade responsável pela oferta de cursos na modalidade EaD do IFRN, professor José Roberto dos Santos, ressalta o árduo esforço da instituição em apresentar ao MEC o que o campus tem realizado há mais de uma década na área de educação a distância: “Esse resultado representa a conquista do empenho de muitos servidores, incluindo aqueles que já não estão mais em nosso convívio, como o primeiro diretor, professor Erivaldo Cabral (aposentado), e Alexsandro Paulino (in memoriam), que se somam a outros que se aposentaram ao longo da história do campus”.