Professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte estão visitando todas as escolas da rede estadual para diagnóstico para implantação de conexão sem fio

Com o intuito de democratizar o acesso à internet e buscando a inclusão social, o projeto Escola Conectada iniciou, em outubro deste ano, visitas técnicas às escolas da rede estadual. Esta é uma iniciativa inédita no estado e conta com a parceria entre o IFRN, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) e a Secretaria de Estado, da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

O coordenador geral do Escola Conectada e diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IFRN campus Natal – Zona Leste, Wagner Oliveira, conta que a iniciativa surgiu a partir de um encontro com o secretário de educação, professor Getúlio Marques. Na ocasião, foram discutidas demandas do Estado para a compra de equipamentos e instalação de internet wi-fi em todas as escolas do RN.

O projeto beneficiará alunos de todos os 167 municípios do estado. Com facilidade no trajeto ou com muita dificuldade para chegar até os locais, cerca de 600 escolas estão sendo visitadas por professores e estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O professor de matemática do IFRN, Campus Lajes, João Saturnino (40), conta que para ele participar do Escola Conectada é algo que o deixa sempre muito emocionado: “sou formado como técnico em informática e durante a minha graduação sempre tentei fazer com que a minha profissão ajudasse a sociedade. O fato de ter me tornado posteriormente professor de Matemática uniu as coisas, eu pude saber que fiz parte dessas sementinhas que estão sendo plantadas aqui com o projeto e que vão gerar muitos frutos”.

O professor já visitou, até o momento, dez instituições e comenta que foi muito bem recebido em suas instalações. “A receptividade tanto dos servidores quanto dos alunos que estavam nas escolas, a boa vontade de nos atender, de estarem querendo algo mais. Perceber nos momentos de suas falas o quanto essas pessoas se importam e quantos diamantes brutos temos aqui dentro do nosso estado chamou a minha atenção”, complementa Saturnino, que foi além das visitas técnicas e firmou uma bela parceria entre o Campus Lajes e as escolas de Pedro Avelino, município a 160 km da capital potiguar. A partir da conclusão do projeto Escola Conectada, essas instituições poderão solicitar manutenção e treinamentos com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

“Abrimos uma porta de conexão entre o IFRN e as escolas do estado”

Para Erick Bergamini (39), professor de Web Design do IFRN Campus Natal – Zona Leste, participar do projeto Escola Conectada tem sido uma experiência ímpar. “Ao entrar em contato com os diretores, abrimos uma porta de conexão entre o Instituto Federal e as escolas do estado”, afirma ele. Além disso, o professor relata que gestores dessas instituições já entraram em contato para agendar visitas ao instituto, com o intuito de apresentar aos seus alunos o Campus Zona Leste.

Até o momento, foram 21 visitas técnicas realizadas pelo professor Erick. Além dele, outros 32 professores e 33 estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte estão empenhados em levantar dados de todas as escolas da rede estadual. Escolas essas que, muitas vezes, têm difícil acesso e estão em locais cujo sinal telefônico é precário.

“Hoje vivemos no século XXI, onde as escolas atuais estão se deparando com os desafios de ensinar Robótica Educacional para melhorar a aprendizagem focada na pesquisa, descoberta e desenvolvimento de soluções automatizadas para facilitar o aprendizado, inclusive com a inserção da Robótica Educacional na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um projeto que possa levar internet e computadores para as escolas dá um futuro minimamente decente para os alunos da rede pública de ensino, que finalmente poderão ampliar os horizontes para um mundo novo, muitas vezes fora até da realidade interiorana na qual estão inseridos”, fala o professor Erick Bergamini.

“Ter tecnologia para ensinar é fundamental”

Professora e diretora Midiam Araújo fala sobre a importância de internet nas escolas. Foto: Williany BSouza.

Na Escola Estadual Manoel Carneiro da Cunha, zona rural de Potengi – região metropolitana de Natal –, a professora de língua portuguesa e diretora, Midiam Araújo (43), já aguardava pela visita técnica que acontecera na manhã de 7 de novembro. Na ocasião, a diretora conversou com o professor do IFRN, Erick Bergamini, sobre a infraestrutura da instituição de ensino, quantos alunos estudam nela e contou um pouco dos desafios que enfrentam para oferecer uma educação de qualidade aos estudantes da comunidade. Midiam é uma forte defensora da educação pública.

Quando questionada sobre como o projeto Escola Conectada contribuirá para um projeto pedagógico criativo e inovador, Midiam enfaticamente responde que acredita que a partir dele a Escola Manoel Carneiro poderá utilizar em aulas recursos visuais e aperfeiçoar dinâmicas de ensino. “Só da gente poder mostrar os vários vídeos de variações linguísticas que existem para trazer experiências de outras comunidades, isso muda a nossa visão de local. A gente passa a entender que isso aqui é só uma célula no meio de um corpo gigantesco e que esse corpo precisa se comunicar. Às vezes a gente não tem essa noção de mundo, então o Escola Conectada vai mudar muito o projeto pedagógico. Sem tecnologia a gente fica só no livro, desatualizado e sem ter nada a ver com a comunidade”, fala a diretora.

Atualmente, mais de 250 alunos frequentam as aulas. Na escola, ainda não existe uma conexão que possa ser compartilhada com eles. Mas através do Escola Conectada, Midiam Araújo poderá tirar outros projetos do papel. “Com internet, a escola seria um ponto de referência para colocar eles para estudar usando as tecnologias. Ter tecnologia para ensinar é fundamental, é básico, é show!”, finaliza a professora.