Especialização em Gestão Pública

O curso de especialização na modalidade a distância em Gestão Pública tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Ou seja, o gestor público vai desenvolver estratégias para uma melhor gestão nos âmbitos governamentais, isso procurando atender as necessidades da sociedade.

Atualmente, o curso é ofertado nos polos de apoio presenciais de Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Coordenador: Luciana Guedes Santos
Contato: luciana.santos@ifrn.edu.br

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da Área Gestão Pública em EAD é preciso que este profissional apresente um perfil que esteja sintonizado com as necessidades da sociedade e, em particular seja capaz de:

  • Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal;
  • Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

Para o desenvolvimento dos conteúdos, serão organizados, dentre outros, os seguintes recursos didáticos:

  • Textos impressos de apoio ao estudo, por disciplina;
  • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de textos complementares;
  • Encontros presenciais; e
  • Sistema de acompanhamento (tutoria).

O IFRN, por intermédio da DED/CAPES, disponibilizará aos estudantes a estrutura existente nos Polos, com infraestrutura técnica e pedagógica, laboratório de computação e biblioteca, para as atividades presenciais e como base de apoio para os estudos durante todo o curso.

No desenvolvimento do curso, serão realizados encontros presenciais destinados a discussões temáticas com os professores das disciplinas, orientações, oficinas, avaliações de aprendizagem e apresentações de monografias.

Os encontros presenciais serão realizados no início e no decorrer de cada semestre. No início do curso, servirão para oferecer visão da dinâmica do curso e da modalidade a distância. Será realizado também treinamento para uso adequado do AVEA. No início de cada semestre, haverá entrega dos materiais didáticos do semestre e o calendário.

Ao longo do semestre, seria interessante propiciar encontros presenciais fazendo coincidir a finalização de uma disciplina – momento este em que se realizará a avaliação da mesma – com o início da seguinte – propiciando ao cursista um mapeamento de seu percurso. Assim, os encontros durante o semestre servirão para discussões temáticas por parte dos professores das disciplinas ofertadas, orientações, oficinas, avaliações de aprendizagem e apresentação de trabalhos.

Processo seletivo destinado aos portadores de diploma de curso superior em Administração, Administração Pública, Economia, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Gestão Pública ou Tecnólogo em Gestão de Políticas Públicas que exercem atividades em órgãos públicos, do terceiro setor ou iniciativa privada que tenham aspirações ao exercício de função pública.

Considerando as experiências das Instituições Públicas de Ensino Superior na oferta dos cursos do PNAP a partir de 2009 nos polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil, a DED/CAPES facultou o acréscimo de três disciplinas complementares aos Projetos Pedagógicos do curso. Nesse sentido, o curso de Especialização em Gestão Pública, apresentará um total máximo de 510 horas.

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Pública.