Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância

O curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância na modalidade à distância tem como objetivo geral capacitar os profissionais da educação para o uso de tecnologias da Informação e comunicação no contexto da gestão e prática pedagógica escolar, considerando as demandas de uma proposta inclusiva de educação.

A duração total do curso será de 18 meses (03 semestres). O estudante terá como prazo máximo para conclusão do curso até seis meses além do tempo de duração normal, conforme prevê a Organização Didática do IFRN (2012). Ao concluir o curso, o profissional egresso do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância será capaz de:

Coordenador: Luciane Almeida e Lucinalva de Souza
Contato: espteed.ead@ifrn.edu.br

Complementado esse objetivo maior, o curso propõe como objetivos específicos:

• Compreender a importância das novas tecnologias da informação e comunicação para a transformação dos distintos cenários sociais, de modo geral; e de modo específico, o cenário educativo.
  • Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, considerando o viés inclusivo do trabalho docente em contextos formais de ensino-aprendizagem, tanto na sala de aula presencial como em ambientes virtuais de aprendizagem.
  • Saber identificar distintos métodos de ensino-aprendizagem considerando a pluralidade metodológica historicamente construída, sabendo escolher a que é mais apropriada para grupos específicos de alunos, problematizando o uso dos diversos tipos de TIC, nos contextos possíveis de aprendizagem;
  • Saber analisar, propor e desenvolver currículos educacionais com ênfase na mediação do ensino-aprendizagem realizada por meio das TIC, considerando os fundamentos teóricos-metodológicos da educação e da educação a distância;
  • saber utilizar ferramentas tecnológicas básicas para edição de texto, de apresentação, pesquisa, etc, assim como ferramentas de autoria para produção de multimeios didáticos, tais como e-book, jogos digitais, videoaulas etc.
  • Saber utilizar Ambientes Virtuais de Aprendizagem disponíveis para a execução de cursos online em diversos níveis, dentro de uma proposta de pluralidade metodológica de organização do trabalho pedagógico;

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte apresenta, em todos os seus campi, infraestrutura arquitetônica que proporciona acesso facilitador aos portadores de necessidades especiais, em conformidade com a Portaria Ministerial 1.679/99, procurando sempre renovar os antigos espaços, com reformas, que possibilitem esse acesso.

As atividades acadêmicas do IFRN são desenvolvidas em 21 campi, cujos prédios possuem ampla área livre. Diversos são os espaços de aprendizagem: salas de aula, laboratórios específicos, ampla circulação, centro de convivência, pátio de alimentação, biblioteca, complexo desportivo e de lazer, assim como estacionamento próprio.

Os laboratórios de Informática são devidamente equipados com microcomputadores, ligados em rede e à rede mundial de computadores com a manutenção sistemática e periódica. Os microcomputadores dos laboratórios de uso geral possuem os softwares necessários ao desenvolvimento do curso e o acesso é facultado para realização de trabalhos.

As salas de aula disponibilizadas para a realização do curso são dotadas de quadros de lousa brancos, tela para projeções por meio de retroprojetor e projetor multimídia, computador conectado à rede mundial de computadores (Internet). Espaço físico adequado para o funcionamento das aulas do curso de especialização, devido às salas disporem de boa ventilação e iluminação.

O Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade de educação a distância, destina-se aos portadores de Diploma de graduação – Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo. Este Curso, terá o seu acesso por meio de processo seletivo, aberto ao público ou conveniado, para um total de 50 vagas por turma.

A seleção constará de uma etapa, de caráter classificatório e eliminatório, e será realizada através de análise de currículo.

O curso está organizado por módulos, que foram agrupados em três eixos temáticos principais: 1) Competências da docência com apoio das tecnologias da Informação e Comunicação [Módulos I e II]; 2) Gestão Tecnológica e Mediação Pedagógica na Modalidade EaD [Módulos III e IV]; e 3) Produção de Material Didático [Módulo V].

A organização dos componentes curriculares de cada módulo obedece ao critério de competências e habilidades tecnológicas previstas para atuação do profissional da educação tanto em contextos presenciais com apoio das tecnologias digitais, como na educação à distância, em que as próprias tecnologias intermedeiam o processo de ensino-aprendizagem.

Essas competências e habilidades seguem a lógica de apropriação do conhecimento tecnológico estabelecidos de acordo com seus níveis de complexidade (das habilidades mais simples à mais complexa) e das particularidades da atuação docente (docência com apoio das tecnologias – docência na modalidade EaD – docência para produção de material didático).

Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância.