Iniciativa promove cursos para egressas do sistema prisional

Estudantes do Projeto Alvorada realizaram, na tarde de quinta (25), visita técnica à Reitoria do IFRN. O curso é ofertado pelo Campus Natal-Zona Leste. A iniciativa promove cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para 19 mulheres e 1 homem egressos do sistema prisional. Durante o período de curso, as estudantes tiveram formação em Auxiliar em Administração, Informática Básica e Empreendedorismo e Inovação. As aulas são presenciais, com o objetivo de promover a reintegração social e educacional.

De acordo com Patrícia Carla, professora do Campus Natal-Zona Leste, o curso é motivo de orgulho para toda Instituição: “as atividades desenvolvidas no curso transcendem o ensino. Essas meninas são sementes que vão germinar na sociedade, o que elas estão aprendendo vai além da formação profissional, a parte da formação cidadã é um dos pilares do projeto”.

projeto alvorada

A visita foi articulada pelas professoras Luciane Soares e Patrícia Carla do Campus Natal-Zona Leste  teve como objetivo conhecer as rotinas do IFRN e entender melhor como se dá o funcionamento da Reitoria, tendo contato com as rotinas administrativas e funcionamento do prédio e toda sua organização, onde são articuladas as ações entre todos os campi do IFRN. 

 Andreza Maia, aluna do projeto, comentou sobre a iniciativa: “nós ficamos muito felizes com as oportunidades de capacitação que o IFRN nos deu. A única palavra para definir tudo isso é  gratidão, sem falar no acolhimento que vem sendo feito, aprendendo coisas novas todos os dias”.

Os estudantes têm um cronograma de oito meses de aulas sendo os últimos três voltados a um estágio, que pode ser realizado na própria Reitoria, no Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte, Central do Cidadão, dentre outras instituições, promovendo a troca entre o que é aprendido em sala de aula com a prática profissional.