CIÊNCIA: Alunos da rede pública participam de evento internacional de Física no Campus Natal – Zona Leste

O Campus Avançado Natal – Zona Leste sediou o III MasterClass Internacional em Física de Partículas. No evento, alunos da rede pública municipal, estadual e federal puderam conhecer de perto as pesquisas desenvolvidas na Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), aprendendo de maneira mais prazerosa grandes e novos conceitos em um curto espaço de tempo. Os alunos também analisaram as pesquisas do CERN e os resultados ficaram registrados nos computadores da própria Organização.

Professores e alunos do IFRN e da rede municipal e estadual no III MasterClass Internacional em Física de Partículas
Amadeu Albino, professor de física do IFRN e organizador do evento

Segundo o professor Amadeu Albino, um dos organizadores do evento, o principal objetivo do MasterClass é buscar novos talentos a partir do incentivo à pesquisa com professores renomados nacional e internacionalmente. Desenvolvendo o interesse pela pesquisa científica, os alunos podem, futuramente, integrar o grupo do CERN como pesquisadores. “É um aprendizado mútuo. Os professores aprendem com os alunos e eles conosco, onde apresentamos uma proposta de física mais avançada de uma forma que ele consiga compreender e se interessar”, explicou o professor.

Professora Márcia Begalli, representante nacional do MasterClass

O III Masterclass trouxe como convidada a professora Márcia Begalli, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ela ministrou palestras e conduziu experimentos. Para ela, o IFRN tem papel fundamental para o desenvolvimento do projeto. “A estrutura dos laboratórios e o incentivo dos professores abrem caminhos para novos pesquisadores científicos. Fazer atividades no IF chama atenção não só minha, mas também do exterior, porque as pessoas ficam impressionadas com as perguntas e a facilidade com que os alunos expõem as ideias”, afirmou a professora.

Maria Alice Viana Pereira no MasterClass Internacional em Física de Partículas

Maria Alice Viana Pereira, de 16 anos, é aluna do ensino médio na Escola Estadual Professora Josefa Sampaio. A jovem almeja o curso de Biomedicina e vê no MasterClass oportunidades de crescimento que não possui na escola. “Eu achei muito legal porque, infelizmente, na escola pública a gente não vê esses assuntos e, se fossem abordados, seriam por sugestões dos alunos – isso quando a gente tem professor”, finalizou a estudante.

O projeto faz parte do Grupo Internacional de Extensão em Física de Partículas. O evento aconteceu entre os dias 21 e 26 de outubro e foi organizado pelos professores Amadeu Albino (IFRN) e Anderson Guedes (UFRN).