Feira de economia solidária: oportunidade para fortalecer a economia local e valorizar o trabalho coletivo do IFRN/ZL e CNAT
Evento reúne pequenos produtores e empreendedores para fomentar práticas sustentáveis e fortalecer a economia solidária
20 de fevereiro de 2025
A Feira de Economia Solidária, promovida pelo Núcleo da Incubadora de Economia Solidária do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), chega para fortalecer pequenos produtores e empreendedores locais, oferecendo um espaço de troca, aprendizado e negócios sustentáveis. A feira da IFSol ocorre na próxima quinta-feira (27/02) das 10h às 14h nas rosquinhas do IFRN Campus Natal – Central (CNAT).
O evento, que contará com a participação de grupos dos campi Natal – Zona Leste (IFRN/ZL) e Natal – Central, visa destacar a importância da economia solidária e do fortalecimento de pequenos negócios em uma sociedade mais justa e inclusiva.
Desde 2017, a Incubadora de Economia Solidária do IFRN vem promovendo ações que incentivam o trabalho coletivo e a autogestão de empreendimentos.
O Núcleo do Zona Leste, embora mais recente, tem ganhado destaque no fomento à economia solidária em Natal. Lidiane Medeiros, coordenadora do Núcleo, destaca a importância da feira como um ponto de encontro para os empreendedores locais, afirmando: “A Feira será um local para estimular a geração de trabalho e renda aos pequenos produtores, contribuindo com a economia local e com a troca de experiências entre os grupos produtivos solidários e a sociedade.”

De acordo com Lidiane, o evento visa não apenas promover a venda de produtos artesanais e alimentos, mas também contribuir para o fortalecimento do Núcleo e a expansão das atividades da Incubadora. “O impacto esperado é que os 4 grupos que irão iniciar a realização da Feira possam ser os precursores para alavancar as atividades do Núcleo, com o alcance a novos integrantes e grupos a serem assessorados”, afirma a coordenadora.
A Feira de Economia Solidária contará com a participação de diversos empreendedores locais que apresentarão seus produtos, como alimentos, artesanato e itens de agricultura familiar. Entre os destaques, estarão:
- UICAFES/RN: Produtos beneficiados de cooperativas e agroindústrias de agricultura familiar do estado.
- COOPAMG: Chips de batata doce e macaxeira.
- PROLAZUL: Frutas, verduras, legumes, flores, chás e temperos.
- FeirArte Potiguar de Economia Solidária: Artesanato, roupas e docinhos.
A economia solidária busca promover a inclusão social por meio do trabalho coletivo, sem a divisão tradicional entre patrão e empregado. Para Lidiane, esse modelo contribui para a formação de uma sociedade mais justa e autossustentável, impactando diretamente a comunidade acadêmica e externa: “A economia solidária é uma forma de trabalhar de maneira colaborativa e autogestionária, o que fortalece a comunidade na totalidade”, explica.
A Feira de Economia Solidária do IFRN não se limitará a esta edição. A ideia é expandir o evento para outros campi e realizar edições mensais. “Já acontece em outros campi, como Mossoró, Natal – Zona Norte, Lajes, São Paulo do Potengi, e estamos trabalhando para que ela se torne uma ação contínua em nosso campus“, revela Lidiane.
A Feira de Economia Solidária do IFRN é uma excelente oportunidade para conhecer e apoiar os pequenos empreendedores da região, promovendo o fortalecimento da economia local e incentivando práticas sustentáveis e coletivas.
Serviço:
- Data: Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
- Horário: das 10h às 14h
- Local: rosquinhas do IFRN CNAT