Histórias transformadas: aula inaugural do programa Mulheres Mil marca início de nova etapa no campus

A tarde de quinta-feira, 21 de março, marcou o início de um novo capítulo na jornada de 22 mulheres selecionadas em edital para participar do programa Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal voltada para a capacitação profissional e tecnológica, juntamente com o aprimoramento educacional de mulheres em todo o país.

A aula inaugural foi repleta de emoção e significado, destacando-se desde a performance do grupo musical de cordas Laune des Wassers até uma dinâmica de apresentação na qual as alunas compartilharam suas histórias pessoais e as motivações que as levaram a ingressar no curso. Além disso, houve uma visita guiada para que pudessem conhecer as instalações do campus Zona Leste.

O curso, de Assistente Administrativo, acontecerá de forma presencial entre 21 de março e 11 de julho deste ano. É a primeira vez que este curso é oferecido pelo Campus Avançado Natal – Zona Leste, o qual está entusiasmado em participar, conforme enfatizado pelo Diretor Geral, professor José Roberto dos Santos: “O Campus Zona Leste tem grandes expectativas em relação ao programa Mulheres Mil! Contamos com professoras dedicadas e engajadas na promoção da inclusão e empoderamento feminino, ampliando assim nosso papel como agentes de inclusão e emancipação da mulher”.

Embora o programa nacional tenha sido fundado em 2011 e posteriormente interrompido em 2016, está sendo retomado e expandido sob nova gestão governamental. Patricia Carla, professora e supervisora do Mulheres Mil no IFRN/ZL, destaca o aspecto transformador de fazer parte desta política nacional de inclusão: “É incrível perceber como a educação pode mudar a vida das mulheres, elevando sua escolaridade, fortalecendo-as e dando-lhes voz”.

Estudantes do curso recebem bolsa de boas-vindas

O programa Mulheres Mil: uma iniciativa da Rede

Neste ano, o IFRN oferece mil vagas em diversos cursos de qualificação profissional em todas as áreas do conhecimento, distribuídos em seus campi por todo o estado, exclusivamente para mulheres. Esta iniciativa visa beneficiar mulheres cisgênero, mulheres transgênero e/ou travestis em situação de vulnerabilidade social que buscam desenvolvimento profissional.

Mas, para além de seu currículo técnico, o curso também é um espaço de acolhimento e transformação. Durante a aula inaugural de 21 de março, não foi incomum ouvir relatos emocionantes. Na verdade, mais que relatos, são histórias que se transformam quando acompanhamos de perto as dinâmicas de sala de aula. E histórias, como bem disse Rita de Cássia Rocha, pedagoga do IFRN e pesquisadora do programa no encontro, não podem ser feias ou bonitas. São histórias, e elas podem ser transformadas.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN parabeniza a primeira turma do programa e deseja uma jornada rica e frutífera às estudantes!