IFRN Natal-Zona Leste celebra os 115 anos de ensino técnico no Brasil com destaque e documentário especial
A obra destaca a evolução do ensino técnico e a importância da educação a distância no IFRN.
16 de outubro de 2024
Em setembro de 2024, o Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) celebrou, junto à Rede Federal, os 115 anos do ensino técnico no Brasil com a exibição e lançamento de um documentário que narra sua trajetória e contribuição para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na região. O filme está disponível no canal do campus no YouTube.
Fundado para atender às demandas do ensino profissional, o IFRN Natal – Zona Leste atua na formação de jovens e adultos, proporcionando uma educação de qualidade com foco em inovação e inclusão na modalidade de educação a distância (EaD). Ao longo de sua trajetória, o campus esteve à frente de iniciativas que visam à preparação de profissionais para o mercado de trabalho, consolidando parcerias com diversos setores produtivos do estado. Essa missão contribuiu para o fortalecimento do ensino técnico, promovendo o desenvolvimento regional.
“Agora faço parte da equipe”
Natural de Caiçara do Norte, município a mais de 150 km da capital potiguar, Ester Brito viu o instituto como uma chance de alcançar oportunidades que antes não conseguia imaginar. Egressa do Campus João Câmara do IFRN, onde relata ter feito amizades valiosas que a inspiraram a hoje cursar Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a jovem descreve a emoção de compor o quadro de colaboradores do IFRN/ZL através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“Hoje o IFRN voltou a fazer parte da minha história ao aparecer uma oportunidade de estágio no Campus Avançado Natal – Zona Leste. Sonhei em retornar ao IFRN e agora faço parte da equipe, vivendo uma nova perspectiva ao lado de servidores que me inspiraram e ensinaram sobre educação, especialmente a educação a distância”, comentou.
“O IF é uma verdadeira família”
Kaliane Silva, por sua vez, tem uma longa trajetória no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista no IFRN/ZL e estudante de Tecnologia em Produção Cultural do Campus Natal – Centro Histórico, a graduanda também foi estudante da instituição durante o Ensino Médio.
“Sou muito grata ao ensino que o IFRN pôde me proporcionar. Todos esses anos na casa me permitem ter a certeza de que a instituição contribui diretamente com o meu crescimento pessoal e profissional. O IF é uma verdadeira família que, além de cuidar, abre portas e possibilita muitas oportunidades”, celebrou Kaliane.
115 anos da Rede Federal e 14 anos de IFRN/ZL
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), a Rede Federal é formada por 38 institutos federais, além de dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), 22 escolas técnicas vinculadas a universidades federais, uma Universidade Tecnológica Federal e 685 unidades descentralizadas para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A estimativa é que a Rede beneficie mais de 1,6 milhão de estudantes.
No Rio Grande do Norte, o Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN contribui para a formação de jovens da região por meio de cursos de qualificação profissional, técnicos, de graduação e pós-graduação na modalidade EaD. No ano em que a Rede Federal celebra 115 anos, o IFRN/ZL comemora 14 anos de trajetória, lançando um documentário produzido principalmente por profissionais em formação.
Trajetória do Campus Natal-Zona Leste retratada em documentário
Em alusão aos 14 anos do campus e em comemoração aos 115 anos da Rede Federal, o IFRN/ZL lançou o documentário “Vamos construir esse campus: do projeto ao alicerce”. A obra destaca as transformações do ensino técnico e o papel do Instituto Federal do Rio Grande do Norte na formação de profissionais por meio da educação a distância. Com 14 minutos de duração, o filme traz depoimentos de gestores que acompanharam de perto essa trajetória.
A primeira exibição do filme ocorreu no encerramento do VI Seminário Internacional de Educação a Distância (Semead) do IFRN, realizado em 27 de setembro. Após sua exibição, a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD), comprometida com a acessibilidade e inclusão, trabalhou no material para disponibilizá-lo também com janela de Libras para lançamento no canal do campus no YouTube.
“A comemoração dos 115 anos do ensino técnico vai além da celebração histórica, pois reforça a importância de instituições como o IFRN na democratização do acesso à educação. O Campus Natal – Zona Leste é reconhecido por sua atuação inclusiva, com projetos de pesquisa e extensão que impactam diretamente a comunidade”, destacou o diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IFRN/ZL, Wagner de Oliveira.
Os bastidores de “Vamos construir esse campus”
Equipe com os entrevistados (Fotos: Witor Silva)
O documentário foi dirigido pela jornalista alagoana Williany BSouza, que, enquanto esteve em Natal cursando mestrado em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi estagiária de pós-graduação no campus Zona Leste, atuando no setor de Comunicação Social da instituição. A profissional também tem suas raízes na educação profissional e tecnológica. Egressa do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ela afirma que a qualificação que recebeu no ensino médio possibilitou que chegasse ao ensino superior com uma visão ampla e habilidades que contribuíram para o seu desenvolvimento como profissional de comunicação.
Sobre a produção do documentário, a jornalista destaca que a confiança da gestão da DEAD/ZL no projeto e o empenho da equipe foram fundamentais. “Esse documentário tem muitas mãos envolvidas, e todas estão felizes por deixar um tijolinho nessa construção”, disse Williany.
“Vamos construir esse campus: do projeto ao alicerce” contou com 11 pessoas na produção. Além da jornalista e, na época, pós-graduanda da UFRN, a equipe contou com a participação da também jornalista e pós-graduanda Lara Paiva, dos estudantes de Jornalismo, Audiovisual e Publicidade e Propaganda da mesma instituição Aimmeé Araújo, Caroline Vitorino, Catarina Rodrigues, José Félix e Lucas Oliveira, dos estudantes do curso Técnico Integrado em Multimídia pelo IFRN, João Paulo Fonseca, Joyce Raquel dos Santos e Witor Santos, e do técnico em audiovisual do IFRN/ZL, Glacio Menezes.
Assista ao documentário que está disponível abaixo