IFRN oferece 1000 vagas para Curso de Formação em Sistemas Embarcados

Para se candidatar, os interessados devem ter 18 anos ou mais, ter concluído o Ensino Médio e atender a requisitos adicionais relacionados a cursos técnicos ou de graduação de TIC ou engenharias.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado ao Curso de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Embarcados

Este processo seletivo faz parte do Projeto de Residência em TIC 37 – EmbarcaTech, que visa capacitar alunos em áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para se candidatar, os interessados devem ter 18 anos ou mais, ter concluído o Ensino Médio e atender a requisitos adicionais relacionados a cursos técnicos ou de graduação nas áreas de TIC ou engenharias.

As inscrições estarão abertas de 10 de outubro a 1º de novembro de 2024 e podem ser feitas exclusivamente pelo Portal do Candidato no site de Processo Seletivo do IFRN.

Sobre o EmbarcaTech

O EmbarcaTech será coordenado pelo laboratório LAICA do IFRN, espaço dedicado a projetos de pesquisa e extensão nas áreas de robótica, sistemas embarcados e tecnologias educacionais.

Este novo programa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Além disso, o projeto oferecerá bolsas de estudo para capacitar profissionais qualificados na área de sistemas embarcados, fundamentais para o funcionamento de diversos dispositivos e aplicações cotidianas, desde eletrodomésticos conectados até sistemas automotivos e equipamentos médicos.

Vagas para Natal e Currais Novos

Ao todo, serão oferecidas 1.000 vagas, destinadas ao campus Natal Zona-Leste e Currais Novos. Os candidatos deverão enviar uma série de documentos durante a inscrição, incluindo identificação com foto e declaração de matrícula, todos em formato digital.

Os critérios de seleção incluirão análise curricular, com pontuação baseada em títulos acadêmicos, atividades acadêmicas e o Índice de Coeficiente Acadêmico. O resultado final será divulgado no dia 8 de novembro de 2024

As aulas do curso, que será realizado na modalidade a distância, tanto em sessões síncronas quanto assíncronas, estão programadas para começar em 18 de novembro de 2024. Ao término do curso, será realizada uma seleção interna para escolher até 100 alunos para uma residência tecnológica. Esta terá ênfase em projetos práticos, em parceria com empresas do setor, e será conduzida em formato híbrido: online e presencialmente nos polos de Natal/RN e Currais Novos/RN. Os alunos selecionados para a residência tecnológica receberão uma bolsa mensal de R$ 3.100,00 e participarão de 12 meses de formação prática em trilhas avançadas de conhecimento.

Os interessados podem acessar o edital completo e mais informações no site oficial do IFRN.