IFRN/ZL oferece 175 vagas de pós-graduação em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido

Os interessados têm até o dia 30 de outubro para se inscrever no Edital Nº 33/2024-PROPI/IFRN.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso no curso de pós-graduação Lato Sensu Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, na modalidade de educação a distância (EaD), com início no primeiro semestre de 2025. Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento podem concorrer às vagas.

Ao todo, estão sendo oferecidas 175 vagas, distribuídas entre os polos de apoio presencial nas cidades de Canguaretama, Grossos, Lajes, Luís Gomes, Parelhas e Natal. A modalidade a distância é realizada em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso está em conformidade com o Decreto nº 9.057/2017, portanto, há previsão de atividades presenciais. Esses momentos são previamente agendados pela coordenação.

As inscrições começam no dia 02 de outubro e os interessados têm até o dia 30 de outubro de 2024 para se inscrever no Portal do Candidato, disponível no link. O valor da taxa de inscrição é de R$80,00, e a quitação do boleto deverá ocorrer até o dia 31 de outubro.

Funcionamento da atividade avaliativa

O processo seletivo será conduzido por meio de análise de currículo. Os critérios de avaliação para seleção dos candidatos incluem a experiência profissional em docência e gestão pública, com pontuações específicas para cada critério. Docentes da rede pública que atuam na área dos cursos podem receber até 30 pontos por semestre de trabalho. Além disso, servidores públicos efetivos e profissionais da educação básica na rede privada também podem somar pontos, com a pontuação máxima para análise curricular sendo de 100 pontos.

Em caso de empate entre candidatos, a classificação priorizará aqueles com idade mais avançada, conforme o Estatuto do Idoso, e, posteriormente, a maior pontuação no critério de docência. O resultado preliminar será divulgado em 29 de novembro de 2024, no Portal do Candidato, onde os aprovados deverão realizar a pré-matrícula online. As vagas remanescentes serão preenchidas por meio de convocações adicionais até o início do período letivo de 2025.

Ademais, os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas passarão por um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão especializada. A não confirmação das declarações, ou a falta de envio da documentação exigida, poderá acarretar a eliminação do processo seletivo. A lista final de aprovados será divulgada após a conclusão de todas as etapas de análise e avaliação.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 29 de novembro de 2024.

Mais informações

As informações detalhadas sobre o processo de inscrição, critérios de avaliação e a documentação necessária estão disponíveis no Edital Nº 33/2024-PROPI/IFRN, publicado no site do IFRN. O instituto reforça a importância de que os candidatos acompanhem todas as etapas do processo seletivo, pois a não observância dos prazos ou a falta de entrega de documentos poderá resultar na perda da vaga.

Para mais informações, o campus Natal-Zona Leste fica na Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol, do horário das 08h às 12h e 14 às 16h, ou através do telefone (84) 3092-8916 e pelo e-mail seac.zl@ifrn.edu.br