IFRN/ZL terá mais de três mil novas vagas em cursos ofertados pela UAB

Oferta será liberada gradativamente a partir do segundo semestre de 2024 até 2026.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, no final de junho, o resultado final do edital nº 25/2023, aprovando novas vagas para cursos de Graduação e de Pós-graduação na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Ao todo, são 290 mil vagas, no qual  3.650 foram destinadas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Entre os objetivos do edital de fomento está atender à Política Nacional de Formação dos Profissionais de Educação Básica, através da formação de profissionais em cursos de nível superior no âmbito do Programa UAB, pelos próximos dois anos, sobretudo em municípios interioranos.

A coordenadora da UAB no IFRN, Edneide Bezerra, explica que o ensino na modalidade EaD ainda está muito concentrado na iniciativa privada. Por isso, as instituições públicas, em sua maioria, dependem do fomento da Universidade Aberta do Brasil. “Essa oferta nos enche de felicidade, mas também de responsabilidade, pois é um momento importante para fortalecer a EaD no país”, finaliza.

Sobre as inscrições

No Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, unidade responsável pela oferta de cursos EaD do instituto no estado, o edital já tem impacto para o segundo semestre de 2024, com inscrições previstas para o final de setembro, e para 2025, com editais previstos para outubro e novembro. Os interessados em conferir mais informações sobre a oferta em todo o país podem acessar o Edital nº 25/2023 completo aqui.

Sobre a Universidade Aberta do Brasil no IFRN

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrado por universidades públicas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Avançado Natal – Zona Leste é responsável pela oferta desses cursos EaD.