IFRN-Zona Leste lança Embarcatech no GO RN

Lançamento do Embarcatech aconteceu no maior evento de empreendedorismo e tecnologia do estado.

O professor Wagner de Oliveira, diretor da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Dead), do Campus Natal-Zona Leste realizou nesta sexta-feira (20) uma palestra no GO RN para apresentar o Embarcatech, que promete incentivar jovens a trabalhar com sistemas embarcados.

O Embarcatech será coordenado pelo laboratório Laica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), espaço dedicado a projetos de pesquisa e extensão nas áreas de robótica, sistemas embarcados e tecnologias educacionais.

“A nossa ideia é que os alunos entendam que o projeto é feito para eles. O governo já percebeu a possibilidade de um apagão nessa área. Mostramos a importância dos sistemas embarcados”, explicou Wagner de Oliveira.

Este novo programa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Além disso, o projeto oferecerá bolsas de estudo para capacitar profissionais qualificados na área de sistemas embarcados, fundamentais para o funcionamento de diversos dispositivos e aplicações cotidianas, desde eletrodomésticos conectados até sistemas automotivos e equipamentos médicos.

A fase inicial do Embarcatech consiste em um treinamento intensivo de três meses sobre “sistemas embarcados” e “Internet das Coisas (IoT)”, oferecido à distância para seis mil alunos, dos quais mil serão de responsabilidade do IFRN. Esse módulo inclui estudos de caso em áreas como agricultura, indústria, cidades inteligentes e logística, com a emissão de certificados para os alunos que concluírem o curso com êxito.

• Embarcatech GO RN

A segunda fase, destinada aos 600 alunos mais destacados, sendo 100 sob a responsabilidade do IFRN, envolve uma residência tecnológica de 12 meses. Nessa etapa, os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em projetos reais de empresas parceiras, recebendo bolsas de estudantes para dedicação integral.

Ainda no GO RN, a palestra contou com o professor Andouglas Júnior, responsável pela expansão do projeto no IFRN de Currais Novos, a 186 quilômetros de Natal.

“Nessa perspectiva de interiorizar a inovação, levar um projeto como o Embarcatech, divulgar tanto no GO RN quanto para o interior, é uma forma de promover o crescimento no Estado. Principalmente no interior, para desenvolver também áreas vizinhas. Será uma oportunidade muito importante para eles”, declarou o professor.

A região seridoense já vem demonstrando crescimento em inovação, o programa vai oferecer uma estrutura avançada ao laboratório e dar aos alunos acesso a um ambiente destinado a pesquisas de alto impacto.

Apresentação do IFRN: O Jogo

Além de apresentar o Embarcatech, no Go RN, o Laica também demonstrou a sua produção de game. Seu nome é “IFRN-O Jogo“, visando em divulgar o campus Natal-Central por meio da gamificação. Durante os dois dias do evento, os visitantes poderão jogar, e aqueles que conseguirem zerar o jogo ganhara um bottom.

“No Campus Zona Leste, a introdução de jogos é importante, pois os alunos adolescentes se interessam muito por esse tipo de conteúdo, e isso se torna um grande atrativo para capturar a atenção deles. Por meio dos jogos, eles podem vivenciar experiências e adquirir conhecimentos de forma mais eficiente que outras mídias convencionais”, explicou o professor Erick Bergamini, coordenador do projeto.

O professor Erick comentou que sempre foi interessado em jogos e, na adolescência, começou a desenvolver seus primeiros jogos utilizando o software RPG Maker. Já seu lado pesquisador surgiu após o mestrado em Engenharia de Software.

“Esse jogo que vamos apresentar nasceu inspirado em ‘IFRN: EAD The Video Game’, criado para a SECITEX de Parnamirim. Apresentamos o campus EaD (hoje Zona Leste) com uma abordagem lúdica. Agora, estamos produzindo para o Natal-Central”, explicou.

Atualmente, esse jogo está disponível no portal do campus em: https://ead.ifrn.edu.br/games/eadV1.

Sobre o GO RN

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento teve o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) como um dos coorganizadores.

O “GO RN” é o maior evento de inovação e negócios do Rio Grande do Norte. Em setembro, o evento contará com diversas atividades voltadas para empreendedorismo, tecnologias, jogos digitais, impacto social, agrotechs, health techs, robótica, entre outros. Os interessados em inovação terão a oportunidade de interagir com empresários de startups, empresas tradicionais, empresas juniores, além de muitas outras atividades.