IV SEMEAD: Conferência de Encerramento é proferida pelo prof. Dr. Bento Duarte da Silva, da Universidade do Minho

Após três dias de atividades, a quarta edição do Seminário Internacional de Educação a Distância chega ao fim. A conferência de encerramento aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), no auditório principal do Campus Natal – Central do IFRN. O evento de 2019 cria um marco na sua própria história, tanto pela quantidade de trabalhos expostos, 75 aprovados, quanto pela quantidade de inscritos, ultrapassando a marca de 500 pessoas de todo o país.

Conferência de Encerramento

A Conferência de Encerramento foi realizada pelo professor Bento Duarte da Silva, da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal. A atividade teve como tema “Desafios da EaD em tempos de cibercultura, mobilidade e ubiquidade”. Em sua explanação, o catedrático do Instituto de Educação da UMinho abordou aspectos inerentes aos novos conceitos que emergem na atual perspectiva da educação a distância.

A ubiquidade é a capacidade de se manter interligado em diversos lugares ao mesmo tempo e isso se demostra um desafio para a modalidade de ensino debatida no seminário, é o que afirma o orador. “A EaD funciona muito no conceito de distância, mas ao mesmo tempo com certa proximidade, ou seja, existe a separação geográfica que é próxima já que as pessoas podem se deslocar aos polos. Com a ubiquidade, existe um salto maior, pois na Internet essa distância não existe”.

Bento Duarte juntamente com Ivoneide Bezerra, Coordenadora do SEMEAD, e Marcos Antônio de Oliveira, Pro-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do IFRN

Segundo o conferencista, o ensino dos tempos atuais deve se apresentar de maneira modular, adequando-se às mudanças do conhecimento, das atitudes e das competências. Para o especialista, essa restruturação se mostra como um assunto que merece a atenção das instituições. “Podemos perceber isso, por exemplo, nos fusos-horários, ao atrair pessoas para um curso EaD em qualquer lado do mundo. Nesse caso deve se pensar como será a interferência no contexto cultural desse povo e também como se dará esse dialogo síncrono, algo importante nessa modalidade de ensino”, avalia.

Esta não é a primeira vez que o professor Bento Duarte participa do SEMEAD. A sua primeira participação no evento foi em novembro de 2012. Na sua opinião, o Seminário se mostra como uma grande iniciativa do Campus Natal – Zona Leste do IFRN. “Com ele, é possível perceber a dinâmica da EaD, compartilhar experiências nacionais e internacionais. É sempre um momento de partilha de saberes”.

Camerata de Cordas do IFRN abrindo a Conferência de Encerramento

Fazendo a abertura da Cerimônia de Encerramento, apresentou-se a Camerata de Cordas do IFRN, grupo composto por alunos dos Campi Natal – Central, Parnamirim e Ceará-Mirim. No repertório, músicas clássicas e populares embaladas por um conjunto de violinos, viola, cellos e piano. Os músicos foram regidos pelos professores Valdier Ribeiro e Priscila Gomes.