LAICA se destaca no Go!RN com inovações em robótica educacional

No evento, integrantes do Laica apresentaram inovações de baixo custo que podem contribuir para a sociedade. Foto: divulgação.

Na última semana, a equipe do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA) marcou presença no Go!RN, o principal evento de empreendedorismo, tecnologia e transformação digital do Rio Grande do Norte. O LAICA, em parceria com o IFRN/ZL, dedica-se à pesquisa e extensão nas áreas de Domótica, Robótica Educacional, Veículos Autônomos Não Tripulados e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A equipe tem se destacado no desenvolvimento de estudos em tecnologias de baixo custo e ferramentas didáticas inovadoras, buscando contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Durante o evento, um dos fundadores do LAICA, o professor João Moreno, participou de uma mesa redonda focada em robótica educacional, um tema de crescente interesse na área da educação. Em sua apresentação, ele discutiu a importância da Robótica Educacional e do Pensamento Computacional, destacando como esses campos estão se tornando essenciais no currículo educacional contemporâneo. O professor também compartilhou a proposta de criação de um curso de Especialização em Robótica Educacional, a ser oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), resultado da parceria entre os campi Natal Zona Leste e Natal Central do IFRN.

O professor João Moreno enfatizou: “É crucial nos adaptarmos aos novos tempos e fazermos parte da mudança, contribuindo para a sociedade. Acredito que isso resume bem o que pensamos ao idealizar este curso lato sensu de robótica educacional.”

Além disso, os alunos Jessé, Levi e Hiquiais, acompanhados pelo professor Ivanilson França, também docente do IFRN e líder do LAICA, apresentaram um estande de práticas inovadoras de sistemas embarcados e robótica educacional, proporcionando aos visitantes uma experiência interativa.

Durante a demonstração, eles exibiram diversas aplicações práticas dessas tecnologias, evidenciando como os conceitos aprendidos no laboratório podem ser aplicados em projetos reais e inovadores. Essas interações diretas entre alunos, professores e o público do evento ajudaram a destacar o potencial da robótica educacional como uma ferramenta poderosa para o aprendizado e a inovação tecnológica.