Busca

Grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem

Criado em 2011, o grupo de pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), investiga as bases epistemológicas da abordagem multirreferencial e articula pesquisas no ensino presencial e a distância que investiguem literatura de língua espanhola (e sua relação com outras linguagens e literaturas); Ensino de E/LE no Brasil e Práticas culturais dos paí­ses hispanoablantes.

O grupo é coordenado por Ilane Ferreira Cavalcante, graduada em Letras, com Mestrado em Estudos da Linguagem e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é coordenadora da graduação e pós-graduação do Campus EaD do IFRN.

Linhas:

  • Diálogos literários: literatura de língua espanhola e sua relação com outras linguagens e outras literaturas;
  • Formação de professores e práticas pedagógicas;
  • Multirreferencialidade e Educação a distância.

Recursos humanos

  • Pesquisadores: Ilane Ferreira Cavalcante (líder do grupo), Andrea Gabriel Francelino Rodrigues, Cleuneide Rodrigues de Souza, Elizama das Chagas Lemos, Francisca Carneiro Ventura e José Marcelino Ferreira Júnior.
  • Estudantes: Elaide Cristina Lima de Oliveira, Louise Alane Martins Barbosa.

Repercussões do trabalho do grupo

  • Pesquisa: Análise da evasão no curso de licenciatura em espanhol ofertado pelo IFRN nas modalidades presencial e a distância.
  • Pesquisa: Ensino de Espanhol como língua estrangeira: entre a teoria e a prática.
  • Publicações: CAVALCANTE, I. F. . ENTRE REMÉDIOS E VENENOS A NARRATIVA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. In: II Colóquio Internacional de culturas africanas, 2011, Natal. Anais do II Colóquio Internacional de culturas africanas, 2011. p. 107-107. o Trabalhos apresentados: CAVALCANTE, I. F. . Memória e identidade na formação de professores leitores: relato de uma experiência com a escrita memoriográfica. Confluenze (Bologna), v. 5, p. 194-203, 2013.CAVALCANTE, I. F. . A formação docente na rede. In: Tânia Serra Azul Machado Bezerra et al. (Org.). A pesquisa na graduação: emancipação humana, práxis docente, trabalho e educação. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2013, v. 1, p. 1-12. Cunha. In: Conceição Flores. (Org.).

    CAVALCANTE, I. F. Teia de letras: questões de gênero na poesia de Diva

Projetos de extensão:

  • 2015 -Colaboração Pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do Rio Grande do Norte Concebido como uma proposta de ação pedagógica de aprendizagem escolar complementar de conteúdos do ensino fundamental e médio – se caracteriza como um trabalho colaborativo entre o IFRN e Escolas públicas do Estado. Nessa perspectiva, a metodologia adotada organiza-se por meio de temas diversificados de interesse das escolas envolvidas no projeto. Cada um dos temas será trabalhado, coletivamente, por professores e alunos em oficinas pedagógicas compreendidas como estratégias didáticas que possibilitam a construção de conhecimentos teóricos e metodológicos relativos ao saber e ao fazer o outro a aprender os conteúdos da Educação Ambiental, Língua Espanhola, da Língua Portuguesa e das Novas tecnologias da comunicação e informação. Os resultados serão apresentação em eventos regionais e/ou nacionais, assim como por meio de produções de artigos para periódicos da área de Educação.
  • 2016 – IFRN na escola: ações colaborativas com escolas públicas do RN

Eventos:

  • o II Encontro de Colaboração Pedagógica entre o Campus EaD/IFRN e escolas públicas do Rio Grande do Norte – dezembro de 2015 – Campus Natal Central – Miniauditório da DIAC.