LUTO: Morre o Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste do IFRN, Alexsandro Paulino de Oliveira

O IFRN está de luto: faleceu na tarde desta segunda-feira (10) o pedagogo Alexsandro Paulino de Oliveira, Diretor-Geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste. Alexsandro de Oliveira foi vítima de parada cardiorrespiratória no último domingo (9), tendo sido reanimado e permanecido em coma até a tarde da segunda-feira. Ele deixa esposa e um filho, de apenas 5 anos de idade.

Biografia

Alexsandro Paulino de Oliveira, durante a sua última entrevista para o vídeo institucional do Campus Natal – Zona Leste

Alexsandro Paulino de Oliveira nasceu em Natal-RN e completou 42 anos na última quarta-feira, dia 05 de junho. Defensor da educação pública de qualidade, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fez especialização em Gestão Estratégica de Pessoas na Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN (Facex-RN) e mestrado em Administração, pela Universidade Potiguar (UnP).

Em 2010, Alexsandro começou a trabalhar no IFRN, desempenhando a função de pedagogo no Campus Caicó, mas o compromisso com o trabalho impulsionou em pouco tempo a sua trajetória profissional. Em apenas seis anos no Instituto Federal, ele foi eleito Diretor-Geral do então Campus EaD (atual Campus Natal – Zona Leste).

À frente de um dos cargos mais importantes para a gestão da instituição desde 2016, Alexsandro sempre defendeu a institucionalização da Educação a Distância, sendo presença constante em debates sobre a criação oficial de um campus do IFRN voltado para esta modalidade de ensino. A sua luta teve sucesso no dia 28 de dezembro de 2018, quando o Ministério da Educação publicou a Portaria 1.438/2018, autorizando o funcionamento deste Campus Avançado Natal – Zona Leste. Alexsandro Paulino de Oliveira foi, portanto, o primeiro Diretor-Geral dessa unidade de ensino.

Alexsandro de Oliveira durante a solenidade de encerramento do último Seminário Internacional de Educação a Distância, realizado pelo Campus Natal – Zona Leste em maio deste ano.

Repercussão

A notícia do falecimento de Alexsandro de Oliveira foi comentada por amigos de trabalho. O Pró-Reitor de Ensino do IFRN, professor Agamenon Tavares, disse, com emoção, que “perdi um bom amigo. Espero que possa superar essa tristeza. Não vai ser fácil”.

Edneide Bezerra e Alexsandro de Oliveira

Nas redes sociais, a professora Edneide Bezerra, coordenadora dos cursos UAB do IFRN, ressaltou que “ele era nosso diretor, mas fazia isso sem perder a ternura. O mundo perde uma alma do bem que vibrava amor. Eu perco um amigo / diretor que fará muita falta e deixa um vazio imenso nos corredores do IFRN”.

O professor do Campus Avançado Natal – Zona Leste José Roberto Santos ressaltou o exemplo que Alexsandro foi para os seus colegas de trabalho. “Agradeço a Deus a oportunidade de ter tido a companhia dele, a amizade, de tê-lo como diretor, sendo um pedagogo – literalmente. Vou levar sempre comigo esse exemplo de humildade, alegria, paciência… Ele foi, mas deixa em nós uma marca que nos torna seres humanos melhores”, reflete.

Luto em dose dupla

José Yvan Pereira Leite, ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN

Esta segunda-feira foi um dia de tristeza dupla para o IFRN: além de Alexsandro Paulino de Oliveira, faleceu também o professor José Yvan Pereira Leite, que atuou durante 8 anos como Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN. José Yvan teve complicações advindas de um infarto e uma pneumonia.

“Ele assumiu o cargo de Pró-Reitor no início de uma nova institucionalidade, com foco na pesquisa e na extensão. Mas o professor José Yvan foi pioneiro, articulando a criação da Editora IFRN, da revista científica Holos e da propagação da ciência e da tecnologia desenvolvidas no Instituto para todo o mundo. Estamos muito comovidos com a perda”, declarou o reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, decretando luto oficial de três dias na instituição.

Velório e Sepultamento

O velório do professor José Yvan acontece desde as 18h no Centro de Velório da Rua São José, com missa de corpo presente às 21h. A cremação do corpo acontecerá nesta terça-feira (11), em cerimônia reservada à família. Já o velório e sepultamento de Alexsandro Paulino de Oliveira ainda não teve horários confirmados pela família. Os detalhes serão informados em breve por esta Assessoria de Comunicação.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste envia os votos de pesar a toda a família de Alexsandro Paulino de Oliveira e José Yvan, assim como para os servidores e demais amigos de trabalho.