Marco histórico: IFRN/ZL realiza colação de grau de última concluinte de Licenciatura em Letras Espanhol
Solenidade encerra a oferta do curso na modalidade de educação a distância na instituição.
13 de junho de 2024
Durante 14 anos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte formou profissionais licenciados em Letras Espanhol por meio do ensino ofertado na modalidade de educação a distância (EaD), através do Campus Avançado Natal – Zona Leste. Com empenho, os profissionais da instituição comprovaram como a educação transforma vidas. Na manhã de terça-feira (11), foi a vez de Maria da Conceição do Nascimento, de 47 anos, última concluinte dessa licenciatura no campus.
“Meu sentimento é de orgulho por ter chegado até o final, mesmo com muitas batalhas. Hoje, posso dizer que não há luta da qual não possa vir uma vitória. Tinha tudo para desistir, mas minha determinação foi maior do que os conceitos negativos que eu tinha. Por isso, agradeço a duas pessoas que, durante o término do curso, apareceram como uma luz na minha vida: Marinalba e Emiliana. Elas foram de suma importância e atenderam a todas as minhas expectativas enquanto aluna graduanda do curso de Letras Espanhol do sistema EaD”, declara Conceição.
Marinalba Morais, a quem se refere Maria da Conceição, entrou como coordenadora do curso em 2023. Entre tantas demandas, teve como objetivo principal contribuir para que 13 estudantes com pendências acadêmicas pudessem colar grau. “Prometi a mim mesma que todos iriam colar grau o mais rápido possível, mas havia situações específicas bem difíceis de resolver, como contemplar a carga horária referente às atividades complementares e outras questões”, relata a coordenadora.
No semestre letivo de 2023.1, com muita dedicação e suporte da gestão do campus e alguns colaboradores da instituição, Marinalba, também conhecida entre seus colegas como professora Mari, participou junto de 12 concluintes de Letras Espanhol da solenidade de colação de grau coletiva do campus, mas ainda faltava um estudante. Ou melhor, uma! Faltava Maria da Conceição do Nascimento. A fim de cumprir sua missão como educadora e coordenadora do curso, Marinalba e a equipe do Campus Avançado Natal – Zona Leste atuaram para que a discente resolvesse todas as pendências e pudesse, enfim, obter o grau de licenciada.
“A sensação hoje é de dever cumprido”, comenta Marinalba. “O que me deixa mais feliz é saber que nossa formanda, Conceição, está encerrando um capítulo e escrevendo um novo livro de possibilidades, principalmente porque essa é a primeira graduação dela. Esperamos celebrar outras conquistas acadêmicas ao seu lado, pois acredito que somos eternos estudantes, visto que necessitamos de conhecimento em qualquer área que nos especializemos”, completa a coordenadora.
O encerramento de um ciclo acadêmico
A sessão de colação de grau em separado de Maria da Conceição aconteceu na manhã de terça-feira (11) no auditório 3 do IFRN/ZL. O evento contou com a presença da reitora em exercício, professora Samira Delgado, do diretor-geral do campus, professor José Roberto dos Santos, da diretora acadêmica em exercício, professora Cláudia Lima, da coordenadora do curso, professora Marinalba Morais, da concluinte, familiares e outros colaboradores do IFRN/ZL.
Para Samira Delgado, esse é um momento muito importante tanto para o concluinte quanto para a instituição. “É um momento de coroação de todo um processo formativo. No caso desta colação de grau, em que encerramos a oferta do curso de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade de educação a distância, é um marco para o campus Zona Leste, um marco que mostra a importância dessa trajetória até aqui. É a primeira licenciatura ofertada na modalidade EaD no IFRN, e hoje encerramos esse ciclo coroando com mais uma licenciada para a nossa sociedade”, destaca a reitora em exercício.
Onde tudo começa
O Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol teve início no IFRN/ZL durante o segundo semestre letivo de 2010, sob a coordenação de Noel Alves Constantino. O objetivo era formar docentes de língua espanhola para a Educação Básica através do ensino na modalidade de educação a distância (EaD). Apesar de ter havido alta demanda de inscrições, as primeiras turmas foram desafiadoras, haja vista que o time pedagógico se deparou com muitos casos de alunos que não possuíam letramento informático suficiente para um programa na modalidade EaD.
Contudo, a equipe de coordenadores e docentes trabalhou sem medir esforços para que 64 alunos que ingressaram na primeira turma pudessem ter acesso à melhor educação, digna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Desse modo, espalhados pelos polos de apoio presenciais de Natal, Parnamirim, Lajes, Grossos, Caraúbas e Marcelino Vieira, os estudantes foram acompanhados por tutores, reunidos uma vez por semestre para realização de oficinas e contemplados com materiais didáticos especializados. O resultado de tanto esforço acadêmico foi recebido em 2014, quando o curso alcançou a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A importância da licenciatura para a sociedade
A licenciatura, além de cumprir seu objetivo primeiro de formar profissionais com um saber plural constituído pela internalização de saberes da área específica, pedagógicos e experienciais, também teve um impacto social de extrema importância ao suprir necessidades de grupos interioranos.
“Fazer um curso em uma instituição renomada como o IFRN, contar com o apoio de professores da casa e semestralmente conversar com a equipe pedagógica presencialmente, foi muito importante. Nas formaturas, a família toda vinha, porque muitas vezes aquele aluno era o primeiro daquele núcleo a se formar”. Essas foram as palavras recheadas de emoção e orgulho de Adda Kesia Barbalho, naquela época secretária do curso.
Além disso, o curso de Licenciatura em Letras Espanhol contava com projetos integradores em sua grade curricular. Nesses trabalhos, os alunos levavam a língua estrangeira para as escolas da esfera pública a fim de observar metodologia, adesão e estrutura das instituições.
O encerramento das ofertas do curso no IFRN/ZL
Em 2016, foi iniciada a reforma educacional do Ensino Médio a partir da Medida Provisória (MP) nº 746. Nela constava, dentre diversas mudanças, a revogação da lei do espanhol e a obrigatoriedade do inglês. A gradual implementação da MP culminou, neste ano, na exclusão oficial da língua espanhola do componente curricular do ensino fundamental e médio.
Essa nova realidade afetou diretamente o grupo de professores desse idioma, que tiveram perdas gradativas de aulas no decorrer dos últimos oito anos. No entanto, a mudança também impactou o corpo discente, visto que mais de 60% dos candidatos a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) optam pela disciplina de Espanhol na prova.
Essa revolução no sistema educacional contribuiu para que o Curso de Licenciatura em Letras Espanhol à distância fosse desligado neste semestre, mas não sem deixar um forte legado que quebrou barreiras em tudo que se propôs a fazer pelos seus alunos. Sobre isso, o diretor-geral do Campus IFRN/ZL, professor José Roberto dos Santos, afirma que o curso contribuiu com o fazer acadêmico da instituição, dos docentes e técnicos, tornando-se modelo para as demais licenciaturas que vieram, além de contribuir para a sociedade, atendendo à demanda da formação de professores nos interiores do Rio Grande do Norte, especificamente nas cidades de Lajes, Caraúbas, Grossos, Marcelino Vieira, Mossoró, Guamaré, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
A oferta de um curso de licenciatura em espanhol representou a valorização da diversidade linguística como elemento fundamental da pluralidade cultural, atribuindo importância ao papel que a educação desempenha na proteção e promoção das expressões culturais. Mesmo com o cenário atual, Maria da Conceição, agora formada em Licenciatura em Letras Espanhol pelo IFRN, lembra aos futuros colegas de profissão que “a oportunidade existe. Temos que saber transformar os novos desafios em oportunidades de aprendizado e crescimento. Peço às futuras gerações que nunca desistam dos seus sonhos porque desafios vamos sempre encontrar”.